As fabricantes de HD mais confiáveis, segundo uma empresa de backup online

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

A Backblaze é uma empresa que oferece serviços de backup online e, como você deve imaginar, possui um monte de HDs de vários fabricantes para armazenar todos os arquivos dos usuários. Hoje, a Backblaze publicou um interessante estudo sobre a taxa de falhas dos HDs para descobrir qual fabricante faz os discos rígidos mais confiáveis.

hd-interno-disco-rigido

O estudo foi feito considerando os 27.134 HDs que eles possuem, sendo que boa parte são da Seagate e Hitachi: cada fabricante responde por mais de 12 mil HDs. Quase 3 mil HDs são da Western Digital, enquanto menos de 100 são fabricados por Toshiba e Samsung. A amostragem poderia ser melhor, mas é o que temos para hoje.

Entre os três fabricantes com quantidade significativa de HDs, quem se saiu melhor foi a japonesa Hitachi: 96,9% dos discos fabricados pela empresa continuaram funcionando normalmente após três anos. Em segundo lugar ficou a Western Digital, com índice de sobrevivência de 94,8%. A Seagate ficou em terceiro lugar, com assustadores 73,5% dos HDs ainda em atividade após três anos de uso.

hds-sobrevivencia-tres-anos

O índice da Seagate parece ter sido prejudicado especialmente pelos HDs de 1,5 TB da marca: 14% deles podem parar de funcionar em um ano. As 51 unidades do Seagate Barracuda Green, um HD de baixo consumo de energia, que roda a velocidades menores, foram consideradas não confiáveis. A Backblaze diz que recebeu esses discos rígidos para substituir HDs antigos dentro da garantia, mas acredita que a Seagate enviou drives remanufaturados.

falha-hds-modelos-anual

Como há pouquíssimos HDs da Samsung e da Toshiba, a Backblaze não divulgou dados específicos sobre eles. Vale lembrar que a Seagate comprou a divisão de HDs da Samsung por quase US$ 1,4 bilhão em 2011, enquanto a Western Digital comprou o negócio de HDs da Hitachi por US$ 4,3 bilhões na mesma época.

No momento, a empresa afirma estar preferindo HDs Seagate Desktop HDD.15 de 4 TB, mas eles estão sendo monitorados, já que os discos da Seagate apresentaram muitas falhas depois de mais de dois anos de uso. Outro HD recomendado pela empresa é o Western Digital Red de 3 TB. Na outra ponta da tabela estão os Western Digital Green de 3 TB e Seagate Barracuda LP de 2 TB, que a empresa “não comprará de jeito nenhum”.

Com informações: Lifehacker.

Atualizado em 24/01/2014 às 14h34. A Seagate Brasil enviou uma nota afirmando que os testes realizados não estão dentro das condições para os quais os HDs foram desenvolvidos.

“Sempre valorizamos e levamos muito a sério o feedback de nossos clientes. Neste caso, os dados não são consistentes com quaisquer dados que tenhamos recebido de nenhum cliente. Confiamos plenamente na qualidade de nossos produtos com a melhor garantia da categoria e severamente testamos nossos drives de acordo com a carga de trabalho às quais foram projetados a suportar. Nesta situação, aparentemente os drives externos para desktop foram comprados, retirados da caixa e usados para cargas de trabalho de nível empresarial – aos quais não foram projetados ou testados. Contatamos a empresa que realizou o estudo para sabermos mais sobre os testes.”

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados