Início / Notícias / Brasil /

Anatel lança site menos confuso com informações sobre telecomunicações para pessoas normais

Paulo Higa

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

site da Anatel tem uma série de dados interessantes sobre o mercado de telecomunicações e conta com uma página para registrar reclamações sobre as operadoras. Só que o layout é tão horrível e confuso que, não raramente, afasta os usuários. Isso deve mudar a partir de hoje: a agência lançou nesta sexta-feira (31) o Portal do Consumidor, que reúne as principais informações em uma linguagem mais acessível.

O Portal do Consumidor mostra dados das operadoras de telefonia móvel, telefonia fixa e TV por assinatura. Tem o ranking das empresas mais reclamadas (a Oi “lidera” nos três mercados), índices de qualidade e o desempenho do atendimento ao consumidor, que mede a capacidade e agilidade das empresas em resolver os problemas. São informações úteis para serem consultadas antes de contratar um serviço.

anatel-portal-do-consumidor-screenshot

Também no portal, a Anatel montou uma lista de todos os direitos dos clientes de serviços de telecomunicações. Dá para saber, por exemplo, que a empresa de TV por assinatura não pode atrasar a instalação em mais de 48 horas em relação à data marcada, que seu telefone fixo precisa ser cancelado em até 24 horas a partir da sua solicitação (e sem multa rescisória) e que interrupções no serviço de banda larga devem gerar desconto proporcional na fatura.

Há ainda uma página que explica como o consumidor deve proceder para fazer uma reclamação no sistema da Anatel, caso não consiga resolver o problema diretamente com a operadora. Infelizmente, as instruções ainda levam para as páginas complicadas da agência, mas já é um começo, certo?

O Portal do Consumidor está disponível em www.anatel.gov.br/consumidor.