GVT-freedom-hero

Já tem mais de um ano que a GVT prometeu um aplicativo que tornasse o seu smartphone uma extensão do telefone fixo da sua casa, por meio de tecnologia VoIP. Uma ideia que enfim traria utilidade para o telefone fixo para muita gente, agora se tornou realidade: a operadora lançou na semana passada o aplicativo GVT Freedom. Será que funciona mesmo?

Como funciona

A instalação é bem simples: após baixar o aplicativo na App Store ou Google Play, o cliente deve fazr o login no GVT Freedom com os mesmos dados de acesso do portal da GVT. Se o cliente possui mais de uma linha telefônica, ele poderá escolher qual delas pretende usar naquele smartphone. Só é possível utilizar o GVT Freedom em apenas um smartphone por linha. Se você instalar o GVT Freedom e fizer login com a mesma linha, o outro dispositivo perde acesso.

GVT-freedom-1

Depois de escolher a linha, o aplicativo pode demorar até 5 minutos para que você consiga fazer ligações e até 30 minutos para poder receber ligações. No meu caso, não demorou tudo isso: depois de 3 minutos de espera já conseguia fazer e receber ligações.

E.. funciona?

Sim! O aplicativo funciona muito bem. Tudo que você precisa no smartphone com o aplicativo instalado é uma conexão com a internet e, a partir daí, tem acesso ao seu telefone fixo de qualquer lugar do mundo. Ao ligar para o telefone fixo cadastrado, tanto o telefone fixo como o aplicativo para smartphone tocam. Se você atender a chamada no GVT Freedom, o telefone fixo deixa de tocar – assim como o contrário.

Isso é perfeito porque dá para usar o telefone fora de casa. Se você está no trabalho, o GVT Freedom toca no seu celular também. Se você está em alguma viagem internacional, pode aproveitar uma rede Wi-Fi e usar o GVT Freedom para escapar das altíssimas tarifas de roaming. São inúmeras novas possibilidades que o aplicativo abre ao ter um número fixo funcionando no smartphone.

GVT-freedom-2

Você também pode fazer ligações pelo GVT Freedom da mesma forma que você faz pelo telefone fixo, inclusive com as mesmas tarifas. Isso significa que se você tem um plano com ligações ilimitadas para fixo, pode utilizar o GVT Freedom à vontade.

Nos meus testes, o serviço funcionou perfeitamente com conexão Wi-Fi, 3G e 4G. É claro que a qualidade da ligação varia de acordo com a qualidade da conexão com a internet: como se trata de um serviço VoIP, nem adianta querer a melhor qualidade possível usando conexões lentas e com alta latência. Mesmo em conexões boas, há um certo atraso durante a chamada, algo típico de chamadas em VoIP. Ainda assim, o serviço não decepciona – principalmente porque não traz nenhum custo extra os clientes.

Observações finais

Estive tentando utilizar o GVT Freedom desde a quinta-feira passada. Entretanto, passei por diversas dificuldades para utilizar o aplicativo – e o mesmo acontecia com outros clientes da operadora. A princípio, um erro informando problemas na ativação. Depois, o aplicativo alertava que o telefone estava sem conexão com a internet, o que não era verdade.

Passei de quinta-feira (13) à tarde até o final da sexta-feira (14) conversando com o pessoal da GVT, que, em certo momento haviam falado que minha linha telefônica tinha um problema de cadastro. Depois de conversar com a área técnica da operadora, detectaram um bug no aplicativo, e prometeram correção até o final do domingo (16). Entretanto, na tarde de sábado o acesso havia sido normalizado. Com todos esses erros, é notável que faltou um certo preparo para o lançamento do aplicativo, mas aparentemente tudo foi normalizado.

Alguns dos vários erros que o GVT Freedom apresentou nos primeiros acessos
Alguns dos vários erros que o GVT Freedom apresentou nos primeiros acessos

Mesmo o aplicativo sendo completamente inovador – e bom! –,  tenho que deixar meu puxão de orelha para a GVT melhorar o design do aplicativo. Ele não é muito bonito (ok, é horrível) e mistura interfaces de diferentes versões – no iPhone, ele tem cara de iOS 6 (mesmo sendo adaptado para o iOS 7!) e no Android tem cara de Android 2.3.

Além disso, o toque de chamada do aplicativo é bem estridente e chiado, e o som de chamada perdida não é nada mais nada menos que… o som de novo email do Outlook Express. Por mais que o aplicativo seja funcional, faltou um cuidado maior na parte de interação do usuário.

O GVT Freedom é grátis e está disponível na App Store e na Google Play Store.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados