Um grupo de estudantes conseguiu rodar apps para iOS no Android

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

Mesmo sendo o sistema operacional móvel mais usado do mundo, o Android ainda recebe algumas novidades só depois do iOS. Certos aplicativos, inclusive, nunca deverão chegar ao Android, como o Tweetbot. Mas e se fosse possível rodar todos esses aplicativos exclusivos em um dispositivo com Android? Foi o que fez um grupo de estudantes da Universidade de Columbia.

Seis estudantes de PhD de Ciência da Computação desenvolveram o Cider, uma camada de compatibilidade que faz os aplicativos para iOS pensarem que estão rodando em um dispositivo da Apple. Não se trata de um emulador ou máquina virtual: os aplicativos são executados nativamente.

A ideia é parecida com a do Wine, que imita comportamentos do Windows para permitir que sistemas operacionais como o Linux executem o Photoshop e o Microsoft Office, por exemplo. O Cider “copia” as bibliotecas e frameworks do iOS para o Android e então permite que os aplicativos originalmente desenvolvidos para a plataforma da Apple funcionem no robô verde sem nenhuma modificação no código.

Para provar o feito, os estudantes gravaram um vídeo mostrando aplicativos como o iBooks e o Yelp para iOS rodando em um Nexus 7:

O projeto está apenas no começo e os aplicativos rodam bem lentamente, como você deve ter percebido. Os estudantes ainda não terminaram de implementar o OpenGL ES, o que deixou o desempenho gráfico prejudicado. Além disso, os aplicativos rodando com a ajuda do Cider não podem acessar informações do Bluetooth ou da rede de dados do aparelho, então o funcionamento deles ainda é limitado.

Mesmo com as limitações, há potencial para que o Cider seja bem útil em um futuro não muito distante. O Wine, em desenvolvimento há mais de 20 anos, ainda está longe de ser perfeito, mas já quebra um galho enorme para quem precisa rodar aplicativos exclusivos do Windows em outras plataformas. Os estudantes afirmaram que pretendem continuar desenvolvendo e melhorando o Cider — estou ansioso para conferir os próximos capítulos.

Todas as informações técnicas estão neste documento.

Com informações: Engadget

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados