Na semana passada, defensores de Edward Snowden, ex-agente da NSA que revelou ao mundo o sistema de vigilância global dos Estados Unidos, organizaram um evento em Berlim para lançar a Courage Foundation. Trata-se de uma organização internacional dedicada a ajudar na proteção de jornalistas e informantes que colocam a própria vida e liberdade em risco para revelar informações de interesse público sobre governos e empresas.

A rede é encabeçada por Sarah Harrisson, do WikiLeaks, que acompanhou Snowden na sua viagem para a Rússia, trabalhou para conseguir asilo com o governo daquele país e levantou recursos financeiros para o pagamento de advogados. Prestar esse tipo de assistência é o objetivo da Courage Foundation. Segundo Sarah, a intenção é ajudar também os futuros Snowdens.

Edward Snowden, delator da espionagem. Esse cara tá ferrado
Edward Snowden, delator da espionagem do governo americano

Não por acaso, a fundação foi lançada aproximadamente um ano após as revelações de Snowden e próximo ao prazo final de seu asilo temporário na Rússia. O próprio Snowden participou do lançamento do projeto através de uma videoconferência agradecendo o apoio e apontando que, se os governos não protegem os informantes, a sociedade civil deve se organizar e garantir a proteção.

A organização nasce com um conselho composto por diversos ativistas como a britânica Mairead Maguire, conhecida pacifista que em 1976 foi laureada com o Nobel da Paz, e denunciantes que formalmente trabalharam em agências de espionagem, como a NSA, o MI5 e a CIA.

O pesquisador americano especializado em segurança de computadores, Jacob Appelbaum, também participou do evento e destacou que iniciativas como essa são necessárias enquanto os Estados Unidos não promoverem reformas que garantam o direito de denunciar abusos de poder de órgãos governamentais.

Julian Assange, que segue abrigado na embaixada do Equador em Londres, também participou por videoconferência ressaltando a importância da iniciativa pois “era inacreditável que o WikiLeaks, com todas as suas dificuldades, foi a única organização que auxiliou Edward Snowden quando estava em Hong Kong”.

A primeira ação da fundação é a campanha #StandWithSnowden, que incentiva os internautas a enviarem uma fotografia própria, com amigos, colegas ou a própria família segurando um cartaz com a sua localização e a hashtag. O objetivo é mapear os lugares onde Snowden tem apoio e ter maior legitimidade para dialogar e negociar com esses governos.

Receba mais sobre Edward Snowden na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Júlio Câmara

Júlio Câmara

Comecei a blogar em 2008 escrevendo sobre tecnologia. No mesmo ano meu blog foi indicado como um dos "80 blogs que você não pode perder" pela revista Época. Hoje, com 21 anos, estudo jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e me dedico à editoria de tecnologia.

Relacionados