A Xiaomi, fabricante chinesa de celulares que superou a Samsung e se tornou a marca dominante no país, prepara, para este ano, o início de sua expansão global. Em abril, a empresa mencionou 10 países em que pretende entrar ainda neste ano, sendo o Brasil um deles.

Pelo visto, o plano de trazer seus smartphones com ótima configuração e ótimo preço para cá já está em fase avançada: a empresa já abriu um escritório em São Paulo e iniciou as contratações.

As operações da Xiaomi no Brasil terão sede na Vila Olímpia. Esse escritório também será responsável pela representação da empresa em toda a América Latina, com Leo Marroig como gerente geral da Xiaomi Global para a América Latina.

xiaomi-mi4-en
Mi4, o “Android mais rápido do mundo”, fabricado pela Xiaomi

A fabricante chinesa ficou mais conhecida por aqui – e, creio, no resto do mundo também – quando Hugo Barra, ex-VP do Android, deixou o Google em agosto do ano passado para se unir a ela em Pequim. Barra chegou a comentar em seu perfil do Google+, há alguns meses, sobre uma possível vinda da empresa para o Brasil.

Segundo o registro na Junta Comercial do Estado de São Paulo, a Xiaomi irá vender equipamentos, desenvolver software e prestar assistência técnica, mas sem fabricação local. Ainda não há previsão de data para as vendas se iniciarem.

A popularidade dos produtos da Xiaomi na China a alavancou sete posições em um ano no ranking mundial de vendas de smartphones: no início de 2013, estava em 14º lugar; neste ano, já iniciou em 7º. Com a expansão global cada vez mais próxima de acontecer, é bom as outras fabricantes já começarem a se mobilizar para garantir sua fatia de mercado diante do avanço da “Apple chinesa”.

Com informações: Veja

Receba mais sobre São Paulo na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Relacionados