O Orkut acabou

Arquivo de Comunidades reúne conteúdo público de 51 milhões de comunidades

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
orkut-arquivo

É oficial: o Orkut foi descontinuado pelo Google na manhã desta terça-feira (30), como anunciado pela empresa há três meses. No lugar da antiga rede social, que esteve no ar por mais de uma década, o Google disponibilizou um arquivo com todo o conteúdo público das milhões de comunidades criadas entre janeiro de 2004 e setembro de 2014.

O Arquivo de Comunidades do Orkut reúne 51 milhões de comunidades, 120 milhões de tópicos e mais de 1 bilhão de interações. Mas boa sorte tentando encontrar o que você está procurando: não há uma ferramenta de busca, e as milhões de comunidades não estão totalmente listadas em ordem alfabética.

comunidade-orkut

Acessando o arquivo, é possível perceber que algumas comunidades ainda eram bastante ativas, especialmente aquelas relacionadas a times de futebol, mas nada perto de quando o Orkut estava em seu auge, em meados da década passada. Os tópicos estão intactos, inclusive com as fotos publicadas pelos usuários e os nomes dos autores das postagens.

Como dissemos, não é mais possível excluir postagens individuais. Se não quiser que seus posts apareçam no arquivo, você pode deletar todos os posts da sua conta — eles sumirão depois de alguns dias. Depoimentos e scraps publicados no seu perfil poderão ser salvos por meio do Google Takeout até setembro de 2016.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados