Junto com o anúncio dos novos Nexus, o Google anunciou hoje a nova versão de seu sistema operacional móvel: é o Android 5.0, que, seguindo a tradição de nomes de doces, foi batizado de Lollipop.

De acordo com o post em que fala das novidades, o Lollipop é o Android mais ambicioso até agora, com o maior número de APIs (são mais de 5 mil) e o mais customizável para o usuário.

Será possível, por exemplo, escolher as notificações que são exibidas em determinados momentos, como durante reuniões. As mais importantes são mostradas diretamente na tela de bloqueio, eliminando algumas etapas para saber o que aconteceu. E , falando em tela de bloqueio, ela poderá ser liberada também ao se aproximar de outro aparelho cadastrado ou um carro com Smart Lock, além dos tradicionais PIN, senha ou padrão desenhado.

Outra novidade é que será possível ter múltiplas contas em um único aparelho, além de um modo visitante para que suas coisas permaneçam privadas mesmo com outra pessoa mexendo no seu smartphone ou tablet. Também há melhorias no reconhecimento de voz e novas interações possíveis, facilitando mexer no dispositivo sem tocar nele.

O Lollipop também promete rodar em todos os seus aparelhos, sincronizando tudo – músicas, fotos, documentos e até buscas devem estar disponíveis em todos os seus dispositivos Android imediatamente. Essa sensação de unidade também está presente no design, que foi reformulado para que o usuário tenha uma experiência semelhante em diversas plataformas, e ganhou novas cores, mais vivas, segundo o The Verge.

A bateria também foi otimizada, com a possibilidade de ter até 90 minutos a mais de carga nos dispositivos graças às melhorias no sistema operacional.

Parte das novidades pode soar repetida para quem acompanha os lançamentos de tecnologia, como as múltiplas contas em um único dispositivo, o modo visitante ou notificações personalizadas. No entanto, isso tudo era, até agora, fruto da personalização do Android pelos fabricantes.

O Android 5.0 virá com os Nexus 6, 9 e Player assim que forem lançados. Nas próximas semanas, chegam ao Nexus 4, 5, 7, 10 e do Google Play. Sobre a chegada em outros dispositivos, ainda não há informações.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados