Catálogo de games antigos do Internet Archive ganha 900 títulos de fliperama

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 2 semanas
internet-arcade

No ano passado o Internet Archive anunciou uma iniciativa de encher de lágrimas os olhos de qualquer gamer saudosista. Diversos programas antigos, dentre eles vários jogos, passaram a fazer parte do site, na sua recém-lançada sessão de “Coleções Histórica de Software”. Na época foram lançados 29 programas e com o tempo esta lista foi se expandindo. E hoje eles ganharam um reforço no catálogo: mais de 900 jogos de fliperama foram disponibilizados pelo serviço.

Os jogos ainda são emulados usando o JSMESS, a versão JavaScript de um emulador conhecido apenas como MESS. Para os jogos de fliperama, os controles são simples: 5 insere moedas, 1 e 2 são os botões de START para os jogadores 1 e 2 (respectivamente) enquanto as setas funcionam como o joystick e as teclas Ctrl, Alt e barra de espaço funcionam como os botões de ação. Notei um leve travamento quando abri no Firefox 32, mas consegui jogar sem problemas depois disso.

Embora eu tenha passado o olho na lista e encontrado poucos que eu conheça, ela tem games bastante famosos como Indiana Joes and the Temple of Doom, Street Fighter 2, Q-bert, Tron, Paperboy e pelo menos umas três edições diferentes de Pac-man. Cada um desses games também conta com uma descrição e uma ficha técnica com dados como a fabricante original e ano de publicação.

Além dos jogos de fliperama da era de bronze desse setor, a lista original dos 29 programas também ganhou novos itens como os jogos Eastern Front 1941 para Atari, Dropzone e Gumball. São 64 antigos programas (veja aqui a lista completa) e essa coleção não parece que vai parar de se expandir.

Com informações: PCWorld.

Receba mais sobre Internet Archive na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados