Início / Notícias / Antivírus e Segurança /

Ativar a criptografia de dados no seu Android pode não ser uma boa ideia

Paulo Higa

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Android-5.0-Lollipop

O Android 5.0 Lollipop possui uma série de melhorias de segurança; uma delas é o fato da criptografia de dados, suportada desde o Android 3.0 Honeycomb, vir ativada por padrão nos novos dispositivos. Por um lado, isso é bom: caso seu aparelho seja roubado, será difícil alguém mal-intencionado ter acesso aos seus dados particulares. Por outro lado, isso afeta o desempenho — e a queda de performance está maior que o desejável, de acordo com os benchmarks.

AnandTech comparou o desempenho do Nexus 6 com criptografia ativada e desativada usando o aplicativo AndEBench, que faz operações de leitura e escrita na memória flash do aparelho. A queda de desempenho é muito significativa, principalmente no teste de leitura sequencial: ao ativar a criptografia, a velocidade passou de 131,65 MB/s para 25,36 MB/s, uma diferença de 80,7% (!).

anandtech-nexus-6-criptografia

A redução de performance nos outros testes também ficou acima do desejável: com a criptografia de dados ativada, o Nexus 6 perdeu 50,5% em operações aleatórias de escrita e 62,9% em operações aleatórias de leitura — nesse último caso, o Nexus 6 conseguiu um desempenho pior que o Nexus 5. E isso é péssimo, porque, como já temos processadores muito potentes, um dos principais gargalos passa a ser o armazenamento (quem mudou de HD para SSD sabe como é).

Outro problema da novidade do Android é que não adianta o Google ativar a criptografia por padrão se o usuário não proteger seu smartphone ou tablet com senha: os dados ficam protegidos, mas é possível acessá-los facilmente apenas ligando o dispositivo. Para o AnandTech, “embora seja sempre bom melhorar a segurança de sua plataforma, a solução atual resulta em um golpe inaceitável para o desempenho”.

Quem já possui um Android com criptografia desativada e faz a atualização para o Lollipop não deverá ter problemas de desempenho, já que o recurso é ativado por padrão somente nos novos dispositivos com Android 5.0 de fábrica, como o Nexus 6. Para quem comprou um Nexus 6 e quer desligar a proteção, o sempre eficiente pessoal do XDA Developers publicou um tutorial explicando como fazer isso.

Atualização às 13h25.

O Android Police suspeita que o Google não implantou na ROM do Nexus 6 uma série de drivers proprietários da Qualcomm que melhoram o desempenho de criptografia via hardware no Snapdragon 805 — razão pela qual a performance é tão reduzida com o recurso ativado. O site nota que o Nexus 9, que possui um processador Tegra K1, aparentemente não é tão afetado quanto o Nexus 6.