Steam Broadcasting, um (potencial) concorrente para o Twitch

Rafael Silva
Por

steam-broadcasting

O streaming de jogos é, sem dúvida, um campo com números enormes. Dois belos exemplos disso são a compra do site de streaming Twitch.tv pela Amazon em agosto deste ano por nada menos que US$ 970 milhões e a final do torneio mundial de League of Legends no mês passado, que conseguiu juntar 11,2 milhões de espectadores online simultâneos no seu pico. Então não é por menos que a Valve também quer uma fatia do bolo: a empresa anunciou esta semana o Steam Broadcasting.

Qualquer usuário do Steam pode participar, desde que baixe a versão beta da plataforma. Quem escolher fazer parte do teste precisa apenas instalar essa versão, configurar o streaming e abrir o jogo para que ele comece a ser transmitido. A transmissão pode ser feita a partir de qualquer jogo e pode ser pública ou apenas para amigos.

steam-broadcasting-how

Atualmente o líder absoluto quando se fala de streaming de games ainda é mesmo o Twitch, que já é integrado no PS4, Xbox One e configurar algo similar para transmitir no serviço os jogos de PC é relativamente fácil. Mas a Valve ganha em um aspecto específico: a audiência. Segundo números de junho desse ano, o pico de usuários
logados na plataforma ultrapassou a marca de 8 milhões, jogando um dos mais de 3,7 mil games disponíveis. E eles já podiam transmitir no Twitch por meio de programas de terceiros, mas com o Steam Broadcasting essa transmissão é feita economizando um passo.

Enquanto a Valve ganha no aspecto de transmissão mais fácil para os amigos, o Twitch ainda não precisa se sentir ameaçado. Como ainda está em fase de testes, o Steam Broadcasting ainda tem algumas arestas a aparar e a ferramenta ainda não tem nada perto das vastas opções de customização que usuários do Twitch já contam para seus canais. Além disso, no Steam também não há opção de exportar os vídeos de livestreaming e as transmissões só podem ser visualizadas com o usuário logado na plataforma ou nos navegadores Chrome e Safari, nada de aplicativos móveis como já acontece com o Twitch.

Quando (e até mesmo se) a Valve acertar esses detalhes, talvez o serviço tenha que se preocupar. Mas se ele continuar do jeito que está, não há motivos para que os dois não possam conviver lado a lado tranquilamente.

Interessados em baixar e testar o Steam Broadcasting podem saber mais e se inscrever no programa neste link.

Relacionados

Relacionados