Esta página do Ibope vai mostrar a audiência dos programas de TV no Twitter

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

O Ibope, que mede a audiência da TV com base nas informações geradas pelos peoplemeters, agora também está mensurando a repercussão dos programas televisivos no Twitter, com o Ibope Twitter TV Ratings (ITTR). O instituto analisa em tempo real as conversas na rede social e divulgará um ranking semanal dos programas mais comentados.

O ranking divulgado nesta sexta-feira (19) mostra a audiência dos programas exibidos pelas emissoras de TV aberta de cobertura nacional entre os dias 8 e 14 de dezembro — os canais de TV por assinatura serão adicionados posteriormente. Você poderá conferir o ranking semanal atualizado nesta página do Ibope.

Quatro métricas são divulgadas:

  • Tweets: o número de tweets publicados relacionados ao programa;
  • Twitter Total Impressions (TTI): o número de vezes que os tweets relacionados ao programa foram visualizados;
  • Twitter Unique Audience (TUA): o número de contas que viram pelo menos um tweet relacionado ao programa;
  • Autores únicos: o número de contas que publicaram pelo menos um tweet relacionado ao programa.

Todos os números são medidos “durante a exibição do programa”, que considera o horário em que o programa está sendo de fato transmitido e um período de 0 a 120 minutos antes e depois da exibição, dependendo do gênero — fazendo isso, o Ibope considera também os tweets com as expectativas dos usuários (antes da exibição) e com as opiniões dos usuários (depois da exibição).

A edição da quarta-feira passada (10) de A Fazenda, da TV Record, ficou em primeiro lugar, com 9,94 milhões de impressões e 346,6 mil de audiência única. Já MasterChef, exibido pela Band na terça-feira (9), ficou em segundo lugar, com 4,55 milhões de impressões, mas conseguiu uma audiência única maior, de 356,8 mil contas. A lista completa é a seguinte:

ibope-ratings

Além do ITTR, o Ibope planeja lançar dois produtos ainda no primeiro semestre de 2015: o ITTR MW, para mostrar os indicadores do Twitter no software de medição de audiência de TV, e o ITTR Premium, que consegue exibir informações adicionais, como os dados demográficos, as principais mensagens e os autores mais influentes que comentaram o programa no Twitter.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados