Internet Archive tem 2,4 mil games de MS-DOS para você jogar no navegador

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas

Em novembro de 2014, o Internet Archive disponibilizou na web mais de 900 jogos de fliperama, tudo de graça. O que ninguém esperava é que a quantidade de títulos clássicos ficaria muito maior em tão pouco tempo: a biblioteca do site já oferece outros 2,4 mil games, aproximadamente, todos oriundos do MS-DOS.

The Lion King
The Lion King

O Internet Archive funciona como uma espécie de “memorial” da internet e da indústria do software. Ali, é possível encontrar cópias de sites desativados ou com layouts antigos (veja aqui como era o Tecnoblog em 2007, por exemplo), fotos digitais importantes e assim por diante.

Há algum tempo, o site começou a reunir também softwares antigos. Muitos devem ser baixados e instalados. Mas boa parte roda a partir do navegador, via JavaScript, dispensando o usuário de instalar plugins ou complementos.

Tintin on the Moon
Tintin on the Moon

É o caso dos jogos para MS-DOS. A execução ocorre a partir do EM-DOSBOX, um emulador do sistema operacional compatível com os browsers atuais. Assim, para rodar um game, basta abrir a sua respectiva página e seguir as instruções.

O EM-DOSBOX está em estágio beta, portanto, pode apresentar instabilidades ou não responder adequadamente a determinados comandos. Mas a maior parte dos quase 2,4 mil jogos roda conforme o esperado. No final das contas, o maior “desafio” estará em descobrir os controles de cada game, já que as páginas não fornecem esta informação.

Master of Orion
Master of Orion

No acervo, há títulos como Master of Orion (1993), The Lion King (1994), Prince of Persia (1990), Tintin on the Moon (1989) e Indiana Jones and The Last Crusade (1989). É, certamente, “nostalgia pura” para quem vivenciou o auge do MS-DOS e uma viagem ao passado para quem chegou depois.

A biblioteca de jogos pode ser conferida aqui. Aprecie sem moderação.

Com informações: The Washington Post

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados