Você já pode testar o Windows 10 no seu smartphone

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
Windows 10 - smartphone

Chegou: como esperado, a Microsoft liberou na tarde desta quinta-feira (12) o Windows 10 Technical Preview para smartphones. A versão de testes está disponível para um pequeno número de smartphones Lumia intermediários e pode ser baixada por membros do Programa Windows Insider, que também dá acesso ao Windows 10 para desktops.

O Windows 10 Technical Preview para smartphones funciona nos Lumias 630, 635, 730 e 830, além dos Lumias 636 e 638, que atualmente são exclusivos do mercado chinês. Para baixar o sistema operacional, você precisa instalar um aplicativo e fazer login com sua conta do Programa Windows Insider — caso ainda não participe, faça o cadastro aqui. É necessário ter um aparelho com Windows Phone 8.1 instalado e 8 GB de armazenamento.

Todas as recomendações antes de baixar uma versão de desenvolvimento de um software valem aqui: faça um backup de todos os dados importantes e evite instalar o Windows 10 Technical Preview no seu smartphone principal. Existem bugs conhecidos, e a Microsoft publicou uma lista deles no post do anúncio.

Mas por que só esses smartphones podem receber a versão de testes do Windows 10 no momento? A Microsoft explica: “[…] queremos ter certeza de que qualquer pessoa que teste essa versão inicial tenha como voltar para o sistema operacional anterior caso algo dê errado. Por enquanto, nós estamos suportando apenas smartphones que tenham uma imagem de recuperação disponível”. A empresa diz que nenhum aparelho virou peso de papel durante a instalação do preview nos testes, mas ressalta que isso não é impossível.

A versão final do Windows 10 para smartphones terá suporte aos aplicativos universais, que funcionarão em todos os seus dispositivos Windows; uma central de notificações interativa, para você responder a um SMS sem sair dali; e um teclado virtual flutuante para ajudar na digitação com apenas uma mão. O Skype está mais integrado ao sistema: será possível fazer ligações VoIP diretamente do aplicativo de telefone.

A Microsoft não divulgou a lista completa dos aparelhos que receberão atualização para o Windows 10. Por enquanto, a empresa diz que trabalha para levar a nova versão para o maior número de dispositivos possível, mas alguns recursos podem não ser suportados por determinados aparelhos devido a limitações de hardware.

Receba mais sobre Windows 10 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados