Facebook Messenger terá suporte a apps de terceiros e canais de comunicação com empresas

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana
Apps no Facebook Messenger

Desde que o Facebook passou a exigir um app separado para uso de seu chat em dispositivos móveis há a desconfiança de que a empresa vem reservando planos maiores para o serviço. A confirmação veio hoje (25): na conferência para desenvolvedores F8, a companhia revelou que o Messenger virará uma espécie de plataforma.

O que isso significa? Que empresas poderão criar pequenos aplicativos para uso dentro do Facebook Messenger. É uma forma de expandir a quantidade de recursos do serviço.

Esses apps podem ser usados para compartilhamento de vídeos, músicas e GIFs, por exemplo. Um dos aplicativos já confirmados é o JibJab, que permite envio de cartões comemorativos. Outro é o Ditty, um app esquisito que lê mensagens em ritmo de música.

A instalação dos aplicativos pode ser feita a partir do botão “mais” (ícone de reticências) do Facebook Messenger. Se um usuário receber conteúdo de um aplicativo não conhecido, verá ali um botão que lhe dá a opção de instalação.

Apps no Facebook Messenger

Mark Zuckerberg e sua turma esperam que os apps tornem as conversas no Messenger mais interessantes e, consequentemente, “segurem” mais usuários ali. Mas essa não é a única novidade: o Facebook também quer que o serviço seja usado com mais frequência na comunicação entre empresas e consumidores.

Para isso, a companhia anunciou o Business on Messenger, plataforma criada em parceria com a Zendesk, companhia especializada em atendimento online. A ideia é que empresas de todos os portes possam criar canais no Messenger para esclarecer dúvidas de clientes, oferecer suporte técnico, enviar promoções ou comunicar o consumidor do envio de um produto, por exemplo.

Business on Messenger

Ambas as novidades chamam a atenção, mas também nos deixam com uma pulga atrás da orelha: e se os apps deixarem o Messenger mais pesado (do que já é)? Será que as conversas não ficarão poluídas demais? Não há risco de o Facebook “ler” meus chats com empresas para exibir anúncios de produtos relacionados?

Seja lá como for, os apps para Messenger estarão disponíveis para todos os usuários nos próximos dias. O Business on Messenger demorará um pouco mais. Enquanto isso, empresas interessadas podem se inscrever nesta página para receber convite para a ferramenta.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados