O Google modificou a forma de fazer o backup das fotos no seu celular. Diretamente a partir do app do Drive, os arquivos serão enviados para a nuvem. A novidade anunciada hoje já é vista, mais uma vez, como o buscador abandonando recursos nativos do Google+ em favor de algo mais, digamos assim, próximo da nossa realidade.

Google Drive ganha fotos do Google+
Google Drive ganha fotos do Google+

Os aplicativos para Android, iOS e versão web foram atualizados para exibir a opção de “Google Photos” (Google Fotos em português) na interface do Google Drive. Não será necessário ir até o Google+ e abrir a seção de fotos para ter acesso às suas imagens e vídeos. A partir do Drive, portanto, o usuário poderá gerenciar as fotos, junto com os demais arquivos.

No blog oficial da plataforma na nuvem, o gerente de produto Josh Hudgins disse que o Google+ Fotos vai continuar ajudando a armazenar, editar e compartilhar as fotografias. “Mas se você quiser organizar todas as suas pastas em um só lugar, o Drive está aí para ajudá-lo”.

Essa era uma bronca antiga deste que vos escreve, um assinante do Google Drive (para ter mais armazenamento). Sempre tive a impressão de que minhas fotos da câmera do celular iam para uma rede social. Um perigo para compartilhar coisas indevidas! E nem estou falando de conteúdo impróprio para menores de idade, mas sim do risco de abrir álbuns de fotos familiares ou amigos para todo mundo online por engano. Felizmente, o Google percebeu que isso não é legal. Outras concorrentes, como Dropbox e Microsoft, já têm a mesma pegada: criar uma pasta e jogar as fotos lá. Não custa o Drive fazer o mesmo.

A dúvida que fica é em relação ao aplicativo do Google Drive para computadores. Pelo menos aqui na minha máquina não apareceu uma pasta de fotos. Nos anúncios feitos hoje, o buscador também nem sequer cita a integração das fotos e Google Drive com os PCs. No mínimo estranho. É de se esperar que expliquem melhor como isso vai funcionar.

Atualização às 19h48: O leitor Renan Maia Fernandes comentou sobre como essa interface se apresentou para ele. De fato, uma pasta Google Fotos é criada dentro do Drive. Por ora, mantenho o artigo com essa redação. A ideia é testar o recurso mais a fundo para fazer ao menos um “primeiras impressões”.

Fico com a impressão de que o Google ainda não jogou a pá de cal que faltava no Google+ Fotos. O recurso é deveras interessante, mas enquanto rede social. Misturar uma forma de mídia com o meu HD virtual e na nuvem, no meu entender, continua sendo um erro.

Google Drive para iPhone tem atualização para habilitar AutoBackup
Google Drive para iPhone tem atualização para habilitar AutoBackup

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados