Netflix terá produções com descrição em áudio para cegos, começando com Demolidor

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana
Demolidor

Uma iniciativa louvável! É assim que a gente pode resumir a decisão da Netflix de disponibilizar algumas produções com descrição em áudio para deficientes visuais. O anúncio foi feito nesta terça-feira (14).

Também chamada de audiodescrição, a ideia consiste na narração de acontecimentos das cenas, características do cenário e qualquer outro detalhe relevante. Assim, pessoas que não enxergam podem acompanhar o desenrolar da história que se passa na tela e compreender o contexto das conversas.

As descrições em áudio são utilizadas há anos em filmes, séries e programas de TV (embora, infelizmente, poucas produções tenham essa opção). O vídeo abaixo é um exemplo que mostra trechos de um episódio de Chaves com audiodescrição:

Bem legal, não é? No caso da Netflix, o recurso está disponível em Demolidor – feita em parceria com a Marvel, a série foi lançada no último dia 10.

Há uma explicação interessante para a função de audiodescrição começar por aí: o protagonista da história é um super-herói que, mesmo cego, não foge da missão de lutar por justiça. Quando a estreia foi feita, muitos deficientes visuais lamentaram o fato de não poderem acompanhar uma produção que gira em torno de um herói que compartilha de mesma condição que eles.

Não demorou muito para surgir no Twitter uma campanha com a hashtag #Dare2Describe promovendo um abaixo-assinado para haver descrição em áudio na série.

dare2describe

O objetivo era a obtenção de 5 mil assinaturas, mas não foi necessário chegar a esse número: a Netflix abraçou a causa rapidamente e ainda prometeu disponibilizar audiodescrição em outras produções, incluindo House of Cards, Orange is the New Black e Unbreakable Kimmy Schmidt.

Quando disponível, a descrição com áudio pode ser ativada no botão de seleção de legendas / idiomas. No momento, a função só está disponível em inglês, mas há planos para levar a ideia a outras línguas.

Mandou bem, Netflix.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados