AMD Carrizo

Entre os numerosos lançamentos que a Computex 2015 está trazendo há também novidades da AMD: a companhia aproveitou a feira para anunciar, oficialmente, os aguardados chips de codinome Carrizo, que correspondem à sexta geração de APUs A-Series.

Relembrando, APU (Accelerated Processing Unit) é a denominação que a AMD adotou para identificar chips que concentram as funções de CPU e GPU. Essa proposta “dois em um” ajuda a reduzir custos, aspecto que denuncia qual o alvo principal dos novos chips: novamente, laptops de custo intermediário – sendo mais preciso, equipamentos que custam entre US$ 400 e US$ 700.

Para diferenciar as APUs Carrizo das gerações anteriores, a AMD trouxe uma série de recursos: doze unidades de computação (quatro CPUs e oito GPUs), decodificação via hardware de vídeos no codec HEVC H.265 (que suporta reproduções em 4K e 60 frames por segundo, por exemplo), suporte ao DirectX 12, compatibilidade com o HSA 1.0 (basicamente, uma tecnologia que permite que CPUs e GPUs trabalhem juntas no processamento de determinadas tarefas) e por aí vai.

Como o foco dos novos chips está nos computadores portáteis, a AMD também se preocupou com o consumo de energia. Em comparação com a geração anterior, as APUs Carrizo podem auxiliar a bateria a alcançar até o dobro de autonomia.

AMD Carrizo

O Mérito está, em parte, nos núcleos Excavator, que continuam tendo processo de fabricação de 28 nanômetros, mas possuem uma estrutura interna que, entre outras vantagens, ajuda a melhorar a eficiência energética.

Segundo a AMD, os primeiros computadores equipados com as novas APUs (linhas A8, A10 e FX) devem chegar no próximo trimestre. Dell, HP, Asus e Lenovo estão entre os fabricantes que prometem lançar produtos baseados nesses chips.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados