Project Lightning: o plano do Twitter para melhorar a cobertura dos assuntos do momento

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana
Escritório - Twitter

Mesmo quem não é usuário assíduo reconhece: o Twitter é uma excelente rede social para acompanhar acontecimentos importantes em tempo real. A empresa sabe bem disso, tanto que está trabalhando no Project Lightning, iniciativa que promete potencializar essa característica.

Quem dá a informação é Mat Honan, no BuzzFeed, que relata ter conhecido alguns detalhes do projeto após conversar com Kevin Weil, vice-presidente de produtos do Twitter. Se o plano der certo, os usuários terão uma experiência de consumo de conteúdo na rede social muito mais rica.

A ideia é implementar um botão com ícone de raio na versão web e nos apps do serviço que, quando clicado, dá acesso a uma página que concentra tweets, fotos e vídeos (inclusive do Vine e do Periscope, serviços controlados pelo Twitter) sobre os acontecimentos mais abordados na rede social naquele momento.

Muita coisa será selecionada automaticamente, mas a intenção é fornecer ao usuário apenas conteúdo relevante, logo, haverá não só filtros sofisticados como também equipes de editores fazendo curadoria.

Também está nos planos do Twitter fazer com que o Project Lightning atualize a lista de conteúdo automaticamente para poupar o usuário de procurar informações mais recentes, como novas imagens ou vídeos.

Project Lightning

Só conferindo de perto para termos certeza de que o Project Lightning é mesmo tudo o que promete, mas não dá para negar que a ideia tem validade. Atualmente, podemos acompanhar novidades no Twitter buscando palavras-chave ou consultando os trend topics, mas não é raro as mensagens listadas terem propaganda oportunista ou comentários irrelevantes.

Se o Project Lightning pode nos poupar do que é “ruído” e, ao mesmo tempo, permitir que acompanhemos determinados assuntos sem termos que seguir os perfis envolvidos, certamente será bem recebido. É possível até que o projeto se torne uma das mudanças mais importantes do Twitter nos últimos meses.

Não está claro quando o Project Lightning se tornará realidade. A única informação disponível é que o serviço aparecerá nos próximos meses, provavelmente, ainda neste ano. Tomara. A ideia tem mesmo grande potencial.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados