Código

A execução mais rápida de códigos em JavaScript nos navegadores é um objetivo perseguido há tempos. É verdade que houve muitos avanços nos últimos anos, mas as aplicações ficam mais complexas à medida que evoluem, logo, sempre há espaço para mais otimização. Essa percepção levou engenheiros da Microsoft, Mozilla, Google e outras organizações a se unirem em prol do WebAssembly (ou “wasm”).

Trata-se de uma parceria no melhor estilo “a união faz a força”. Todas essas companhias já realizam trabalhos importantes para melhorar a execução de aplicações web – a Microsoft tem o TypeScript, a Mozilla, o asm.js, por exemplo. A soma de experiências deve trazer resultados muito mais interessantes para todos os lados, portanto.

Os testes preliminares indicam que, na fase atual, o projeto pode tornar a decodificação das aplicações nos navegadores até 23 vezes mais rápida. A explicação está no fato de o WebAssembly ser um tipo de bytecode.

Explicando rapidamente, bytecode é um código binário que se situa entre o código-fonte da aplicação e o código em linguagem de máquina, aquilo que é efetivamente colocado em execução.

No final das contas, o trabalho com código binário pode tornar o processamento como um todo significativamente mais ágil. O bytecode é meio caminho andado, digamos assim, logo, a sua execução tende a ser mais rápida do que quando o navegador precisa analisar o código-fonte por completo, tarefa que, dependendo da aplicação, exige bastante processamento.

Note que o objetivo do projeto não é acabar com a forma como o JavaScript é usado. O WebAssembly está sendo desenvolvido com foco em aplicações realmente exigentes, que precisam de mais velocidade para descompressão ou efeitos de animações, por exemplo.

Repare também que a iniciativa está em fase inicial, o que significa que ainda há muito trabalho a ser feito para o WebAssembly se tornar padrão.

Você pode saber mais sobre o assunto no repositório do WebAssembly no GitHub ou no grupo do projeto na W3C.

Com informações: TechCrunch, Ars Technica

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados