Atualizações automáticas no Windows 10 Home serão obrigatórias

Não haverá opção de desabilitar updates, como era possível nas versões antigas

Jean Prado
Por
• Atualizado há 9 meses

A Microsoft não quer mais ninguém com o Windows desatualizado. O recado foi visto pelo site inglês The Register no acordo de licença do Windows 10 na última build, 10240, em que a Microsoft explicitamente diz que o sistema “baixará e instalará atualizações automaticamente”.

Atualmente, pelo Windows Update, o usuário pode escolher checar por atualizações ou não, ainda com a opção de apenas baixar ou também instalar as correções automaticamente. Na versão Home do Windows 10, as atualizações serão baixadas e instaladas sem poder de escolha do usuário, que interfere apenas se o sistema vai reiniciar automaticamente após atualizar ou não.

Essa é uma jogada da Microsoft para forçar usuários domésticos a sempre estarem em dia com pacotes de segurança e novas funcionalidades. Assim, fica mais fácil para a empresa manter uma maior base de usuários na mesma versão, ajudando os desenvolvedores a terem um público mais consistente.

Por outro lado, a ação pode ser perigosa, já que drivers ou aplicativos podem quebrar ou não funcionar corretamente. A Microsoft, portanto, também passa a contar com os 5 milhões de beta testers no programa Windows 10 Insider para avisar se alguma atualização provocar instabilidade.

Apenas usuários do Windows 10 Home serão afetados

Quem tem Windows 10 Pro pode usar a ferramenta Windows Update for Business para adiar atualizações menos críticas, como as que introduzem novidades no sistema, e só receber as mais importantes, de segurança. Há um prazo de 8 meses para correções menos críticas serem concebidas, ou o usuário ficará sem atualizações de segurança também. Quem usa Windows 10 Home não terá opção: todo tipo de atualização será baixada e instalada automaticamente.

Usuários que têm licença das versões 7, 8 ou 8.1 do Windows poderão atualizar para as versões Home ou Pro (veja as diferenças) do Windows 10 no dia 29 de julho (ou um pouco depois). A atualização ficará disponível sem custo algum até julho de 2016. Se o seu Windows não é original mas você quer usar o Windows 10, é só fazer parte do programa de testes.

Receba mais sobre Windows na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados