WhatsApp para Android recebe notificações personalizadas e marcar como lido

Atualização também traz diversidade étnica aos emojis e opção para reduzir dados nas chamadas

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 semana

Nos últimos dias, o WhatsApp para Android recebeu mais de sete atualizações com novidades que ainda não chegaram na Play Store. Estas incluem maior liberdade para o usuário ao receber notificações e a possibilidade de marcar conversas como lidas ou não lidas.

Agora é só manter o dedo pressionado naquele grupo que não para um segundo de enviar mensagens e selecionar a opção “Marcar como lida”. Se você marcar a mensagem de alguma pessoa como lida, é importante lembrar que isso não vai evitar que aquele duplo tique azul apareça. Ao fazer o contrário e marcar uma mensagem como não lida, ela ficará com um círculo verde ao lado, mas sem nenhum número (e não fará com que o tique azul desapareça).

whatsapp-emoji

Também é possível silenciar uma pessoa ou alterar suas configurações de notificações individualmente, como som, vibração ou LED ― esta última inclusive para grupos. Nas configurações do aplicativo também foi vista uma opção para diminuir o uso de dados em chamadas, útil para quem vive longe do Wi-Fi.

Essa versão ainda traz emojis com diversidade étnica, que apareceram no iOS 8.3. Por padrão, os emojis que representam mãos ou outras partes do corpo agora são amarelos e você pode alterar a cor deles mantendo o dedo segurado na tela.

whatsap-chat-backup

Uma opção de fazer backup das mensagens para o Google Drive também foi vista no aplicativo. Essa funcionalidade havia aparecido alguns meses atrás e o Android Police, usando a versão 2.12.194, conseguiu ver nas configurações de conversas e chamadas um contador de quantos bytes de conversas foram enviados para o Drive. Embora a opção não tenha aparecido, o Android Police conseguiu salvar as mensagens quando o backup diário do WhatsApp falhou, já que o app emitiu uma notificação que levava à tela de backup.

Até agora, a versão mais recente do aplicativo é a 2.12.197, embora esse número mude praticamente todo dia. Caso você precise de alguma dessas novidades, pode baixar a versão mais recente no APK Mirror. Não há nenhuma previsão ou garantia dessa atualização chegar para a versão do WhatsApp no Google Play ou na App Store.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados