Feita por brasileiros: conheça a Graava, a câmera que edita os vídeos por você

A partir de sensores embutidos, a Graava seleciona os melhores momentos da sua filmagem

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 semana

Uma startup brasileira anunciou nesta quarta-feira (5) a Graava, uma câmera que, além de gravar os vídeos, ela edita-os por você. A empresa foi criada no ano passado por Bruno Gregory, Marcelo DoRio e Marcio Saito no Vale do Silício.

Como a edição funciona? Simples: a Graava usa sensores embutidos para analisar os melhores momentos da sua gravação. Assim, você pode selecionar quantos segundos quer que o vídeo final tenha, mostrando apenas os melhores momentos. Isto é, a partir da detecção de novos objetos ou sons na filmagem, o software prefere essas partes mais interessantes do vídeo e seleciona-as durante a edição automática.

Os sensores embutidos variam entre o sensor de luminosidade, dois microfones, acelerômetro, Bluetooth e GPS. A Graava também é compatível com sensores de terceiros para medir a frequência cardíaca. Desta forma, ela detecta quando o seu coração está mais acelerado e também supõe que essa parte do vídeo é preferível em relação a outras em que você está com menos atividade, por exemplo.

graava app group

Na era do compartilhamento em massa em inúmeras redes sociais, poucas aceitam o vídeo por completo. Pensando nisso, a Graava também limita os vídeos a 6 segundos para o Vine e a 15 segundos para o Instagram. Caso você tenha amigos que também possuam uma Graava, também é possível juntar as múltiplas gravações em um vídeo só.

A partir do aplicativo, a Graava também consegue monitorar ambientes como casa, carro e o quarto do seu bebê. Assim, ela usa alertas de atividade em determinadas zonas e seu sensor GPS para te avisar se algo de errado está acontecendo. O streaming é feito na qualidade HD e há a opção de armazenar as gravações na nuvem.

O bumper é um dos acessórios disponíveis para a Graava.
O bumper é um dos acessórios disponíveis para a Graava.

Em relação à qualidade, a Graava captura vídeos em 1080p a 30 frames por segundo ou em HD a 60 fps, todas com estabilização de imagem. O sensor tem 8 megapixels e o ângulo de visão da imagem chega a 130 graus. Ela também é à prova d’água pelo padrão IP67.

O aplicativo ainda faz gravações no modelo timelapse nas resoluções 4K, 1080p e 720p. A bateria tem 1.100 mAh e dura até 3 horas se o Wi-Fi estiver ligado, tudo isso em um aparelho “tão pequeno quanto uma caixa de Tic Tacs”, segundo a fabricante.

Se você ficou curioso para vê-la em funcionamento, veja aqui uma gravação de 4min17s feita com a Graava e aqui a gravação limitada a 30 segundos com os melhores momentos. Abaixo, também está disponível um vídeo explicando suas principais funcionalidades. A previsão é que a pequena câmera chegue ao mercado no começo de 2016 por US$ 399, ou US$ 249 na pré-venda.

Você confiaria em um software para editar seus vídeos por você?

Receba mais sobre Graava na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados