Agora é possível adaptar apps de iOS para Windows 10 com uma ferramenta da Microsoft

Microsoft liberou a ferramenta em código aberto e pretende soltar a versão para Android até o fim do ano

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 semana

A Microsoft anunciou que o Windows Bridge, sua ferramenta de adaptar aplicativos do iOS para o Windows 10, já está disponível para os desenvolvedores. A fabricante também decidiu abrir o código-fonte do Windows Bridge para acelerar seu desenvolvimento.

Essa é mais uma tática da Microsoft para melhorar a oferta de aplicativos na Windows Store. A loja, apesar de ter apps universais desenvolvidos para tablets e smartphones que rodam Windows, ainda tem poucas opções para os usuários.

Como há pouco atrativo para os desenvolvedores entrarem na loja, a Microsoft facilita a adaptação de aplicativos provenientes de outras plataformas para o seu sistema principal. Dessa forma, eles se sentem atraídos a aumentar o escopo de usuários de seus apps e são tentados a se aprofundar no código nativo do Windows 10.

É interessante o modo como a Microsoft aborda a ferramenta do Windows Bridge: no anúncio do lançamento, a fabricante deixou claro que o “Bridge não é um port”, ou seja, uma mera adaptação. A ferramenta permite aos desenvolvedores terem acesso completo à API do Windows, assim eles podem colocar compras in-app, notificações e outras funcionalidades nativas do Windows.

windows-10-store-hero

A fabricante também esclarece que o Bridge não faz um sandbox do aplicativo: o código das duas plataformas é capaz de trabalhar em harmonia. Logo, tornar a ferramenta open source é um modo inteligente de fazer com que os desenvolvedores decidam o rumo das adaptações e aproveitem o máximo do Objective-C (usado no iOS).

Para instalar o Windows Bridge, você precisa do Visual Studio 2015 com pelo menos alguns componentes selecionados, como linguagem Visual C++ e as ferramentas de desenvolvimento do sistema. Até agora, o Bridge suporta as versões 8.1 e 10 do Windows com apps desenvolvidos para as arquiteturas x86 e x64.

Todas as informações mais técnicas, como o processo de instalação e o que ainda está em desenvolvimento, estão na página do Windows Bridge no GitHub. Sinta-se à vontade para ver como a Microsoft explica a integração das duas APIs aqui. Infelizmente, o Bridge para Android ainda está em beta fechado, mas você preencher este formulário para tentar um acesso antecipado ou esperar até o final do ano para a versão pública.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados