Talvez o WalkCar venha a ocupar o posto de veículo de transporte individual mais inusitado desde a criação do Segway. Desenvolvido pela startup japonesa Cocoa Motors, a invenção lembra vagamente um skate, mas motorizado e com corpo de alumínio.

Basicamente, tudo o que você precisa fazer para usar o WalkCar é colocá-lo no chão e subir em cima do equipamento. O pequeno veículo começará a andar. Como não há apoio para braços e mãos, talvez você tenha alguma dificuldade para se equilibrar no início, mas os desenvolvedores dão a entender que não é preciso muito para tempo para se acostumar à ideia.

De acordo com Kuniako Saito, principal engenheiro do projeto, o WalkCar pode te transportar à velocidade de 10 km/h e percorrer até 12 quilômetros com uma carga completa. A bateria, de íons de lítio, leva aproximadamente três horas para ser recarregada.

WalkCar

Está nos planos da Cocoa Motors lançar duas versões do WalkCar. A primeira, mais simples, será apropriada a ambientes internos com piso regular, como shoppings e supermercados. A segunda será um pouco mais robusta, podendo ser usada em ruas ou calçadas que tenham, no máximo, discretas irregularidades. Ambos os modelos serão capazes de transportar até 120 quilos.

Os controles, explica Saito, são de rápida assimilação. Se você quiser virar, basta inclinar o corpo para o lado desejado. Quanto mais intenso for esse movimento, mais fechada será a curva. É quase como andar de skate mesmo, só que sem as manobras radicais — você até pode arriscar um ou outro movimento mais ousado, mas não conseguirá nada realmente empolgante. Para parar o veículo, basta descer dele.

Outro destaque do diminuto veículo é a facilidade para transportá-lo e guardá-lo em casa. O WalkCar não é muito maior que um notebook ou um caderno, assim, você pode levá-lo com relativa facilidade na mochila. O equipamento deve pesar entre dois e três quilos.

Será que o projeto vinga? Acredito que sim. Mas não vejo um fenômeno de vendas saindo daí. Na primeira olhada, o WalkCar pode até impressionar, mas se analisarmos bem, o veículo está mais para uma nova opção de lazer do que para um meio de transporte para o dia o dia, com exceção para algumas poucas aplicações — locomoção de seguranças em shoppings, por exemplo (talvez a aplicação mais popular dos Segways).

Não vai demorar muito para descobrirmos se a ideia convence. A Cocoa Motors pretende promover a primeira versão do WalkCar em uma campanha no Kickstarter em outubro. A novidade deverá custar por volta de US$ 800. As entregas serão feitas no primeiro semestre de 2016.

Com informações: Mashable, Reuters

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados