Google Maps ganha suporte a mapas offline no Brasil

Para usar o recurso, basta atualizar o aplicativo e selecionar a área desejada

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 semana

Se você usa o Google Maps, a partir desta terça-feira (10) poderá baixar regiões dos mapas do Google para usar offline ― ou seja, navegar sem precisar se preocupar com o consumo de dados ou contar com uma boa conexão à internet para achar aquele restaurante ou visitar um parente.

Esse recurso, conforme apresentado no Google I/O, oferece a navegação completa, em vez de apenas mostrar o mapa. Isso significa que você poderá procurar por destinos específicos, acessar informações de lugares como horário de funcionamento, contato e avaliação, além da navegação passo-a-passo com suporte aos recursos de voz. Basicamente, todas as ferramentas que o Google oferece, mas offline.

Para descobrir a importância desse recurso, o Google fez uma pesquisa com 1.000 usuários brasileiros, em que 40% relataram que já tiveram problemas para acessar um mapa devido a falhas de conexão. Faz sentido, principalmente para quem abre o Maps quando está a caminho de algum lugar: nem sempre é bom depender do 3G ou 4G para carregar as informações da rota.

Brazil Offroad GIF

Se você quiser utilizar os mapas offline, basta seguir os passos da imagem acima. É só pesquisar uma área (São Paulo, por exemplo), arrastar o quadrado para a localização desejada, nomear a área e clicar em download. O espaço ocupado é considerável: as cidades de São Paulo, São Bernado e Santana do Parnaíba têm 246 MB no total ― o usuário pode armazenar até 2,5 GB, caso haja espaço disponível.

Brazil Offroad - download

O aplicativo usa automaticamente o mapa baixado quando há algum problema de conexão ou você está sem internet ― caso contrário, sua internet ainda será usada para carregar certas localizações quando ativa. É importante ressaltar que os mapas baixados têm validade de 30 dias, então se você depende da navegação offline é melhor criar um lembrete para renovar a área dentro deste período.

A atualização para o aplicativo do Google Maps com o recurso de salvar os mapas deve aparecer para usuários de Android gradualmente a partir desta terça-feira (10), na versão 9.17. Até 17 de novembro, o Google estima que todos tenham acesso à ferramenta. A versão do Maps offline para iOS já está em testes e deve ser liberada em breve, segundo a empresa.

Caso você tenha um iPhone e não goste de esperar, uma alternativa é baixar o HERE Maps para iOS, o serviço de mapas da Nokia que também oferece consulta de regiões sem conexão com a internet. O HERE também oferece informações sobre trânsito e transporte público, navegação orientada por voz e locomoção a pé e via carro.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados