Como acontece todo ano, o Spotify liberou nesta segunda-feira (7) a página Year In Music, que mostra como você usou o serviço de streaming de música em 2015. A página interativa mostra, com muitas cores, imagens e sons, algumas estatísticas interessantes sobre o que você (e o mundo) ouviram.

Começando pelos artistas mais tocados, o Year In Music exibe seus principais álbuns, músicas, gêneros, playlists e até o número total de artistas e músicas que você ouviu. É um dado interessante porque eles fazem a comparação com o ano passado: eu, por exemplo, ouvi 253% mais músicas em 2015 que em 2014.

A página também mostra qual foi a sua variedade musical, ou seja, quantas músicas e artistas novos você ouviu ao longo do ano. Essa parte é interessante porque neste mesmo ano o Spotify começou a apresentar mais músicas novas aos usuários, a partir da playlist Descobertas da Semana. Eu mesmo descobri muitos artistas legais por lá.

Como se não fosse o suficiente, o Spotify também mostra todos esses dados acima para o mundo inteiro, ou até mesmo para um país específico, como o Brasil. Essa parte não é novidade: na semana passada, eles haviam divulgado uma lista dos maiores artistas de 2015.

O maior de todos foi o rapper canadense Drake, com 1,8 bilhão de streams e 46 milhões de ouvintes. A Rihanna foi a artista feminina com mais streams (1 bilhão), enquanto Justin Bieber quebrou o recorde de mais streams em um único dia: foram 36 milhões só no dia 13 de novembro, quando seu álbum Purpose foi lançado.

spotify-year-in-music-minutos-de-musica

A música mais ouvida do ano foi Lean On, da banda Major Lazer, com 540 milhões de streams, e o álbum mais popular é o Beauty Behind The Madness do The Weeknd. Ainda assim, Ed Sheeran continua sendo o artista com mais streams de todos os tempos: 3 bilhões, com mais de 59 milhões de ouvintes por ano. Sheeran foi o artista mais ouvido no ano passado.

Aqui está o meu resumo deste ano no meu Spotify.
Aqui está o meu resumo deste ano no meu Spotify.

Além de mostrar os principais dados do serviço de streaming na página Year In Music, o Spotify também colocou alguns dados interessates do mundo da música na seção histórias. Você sabia que quando Zayn Malik saiu do One Direction, a banda teve 330% mais streams no mundo e 769% (!) nos Estados Unidos?

spotify-year-in-music-historias

Na página “Plágio x influências”, o Spotify lembra que 2015 foi um ano muito produtivo para os advogados dos produtores de música. Entre os artistas que entraram na disputa por direitos autorais estão Sam Smith, Robin Thicke, Pharrel Williams e Marvin Gaye.

Para se aprofundar em todas essas histórias e ver como foi o seu ano no Spotify, é só entrar em spotify.com/2015.

Receba mais sobre Spotify na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados