Cortana

Após mais de dois meses de atraso, a Microsoft liberou nesta sexta-feira (4) uma versão de testes do Windows 10 que ativa o suporte a três novos idiomas na Cortana, incluindo o português do Brasil. A novidade está disponível na build 14279, que começou a ser lançada para os participantes do Programa Windows Insider no anel rápido de distribuição.

Com a novidade, a Cortana entra para o grupo dos assistentes que entendem o nosso idioma, junto com Google Now e Siri. Como sabemos, a expansão para novos países está longe de ser simples: é necessário adaptar as respostas para as expressões e padrões de fala de cada região. No anúncio, a Microsoft diz que a nossa Cortana gosta de… pastel, uma comida tipicamente brasileira.

A nova versão de testes do Windows também adiciona suporte ao espanhol do México e ao francês canadense à Cortana. Além disso, há mudanças no processo de login, melhorias no desempenho ao lidar com caracteres japoneses, integração reforçada com o Sway e atualizações no aplicativo do Xbox. Você pode conferir todas as novidades no blog da Microsoft.

Para testar a Cortana em português do Brasil é necessário estar inscrito no Programa Windows Insider. Você pode participar entrando nas configurações do Windows 10, clicando em “Atualização e segurança” e, no menu do Windows Update, entrando em “Opções avançadas”. A build mais recente está disponível apenas para os usuários que estiverem no “Modo Rápido”, que traz as últimas novidades (mas também é mais instável). Lembre-se que o processo pode ser irreversível, e existe a possibilidade de você não conseguir voltar para a versão estável sem perder todos os dados.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados