Zenbo é o robô da Asus que interage com as pessoas

Robô doméstico da Asus terá preço sugerido de US$ 599 e quer auxiliar os humanos

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

Além de revelar a nova geração de Zenfones, a Asus anunciou nesta segunda-feira (30) o Zenbo, um robô doméstico que faz parte da ambição da empresa em “levar computação robótica para todos os lares”. Bastante simpático, ele expressa emoções, anda sozinho pela casa e entende comandos de voz. Parece um personagem de animação da Disney, mas é real.

Pense no Zenbo como um Amazon Echo ou Google Home, só que em formato de robô, com uma tela para exibir informações gráficas e rodinhas que permitem sua locomoção pelos cômodos. A Asus produziu um longo vídeo de 11 minutos para demonstrar algumas capacidades do produto (ele até atua melhor que os humanos). Qualquer semelhança visual com o iMac G4 é mera coincidência:

Mas para que serve um robô doméstico? No caso do Zenbo, há dois públicos em potencial. O primeiro são os idosos: o robô pode lembrá-los de tomar os medicamentos e, com a ajuda de um acessório, monitorar acidentes; os parentes são notificados imediatamente se houver uma queda, e a câmera integrada do Zenbo transmite o vídeo por streaming aos familiares, permitindo a comunicação entre eles.

Para as crianças, o Zenbo conta histórias e toca músicas por meio dos alto-falantes estéreo, inclusive dançando conforme o ritmo. Ele tem uma série de recursos educacionais, como joguinhos e enciclopédia interativa. Além disso, ao narrar histórias para ajudar a criança a dormir, o Zenbo pode assumir outros rostos, como a do personagem da fábula, e ajustar a iluminação para criar um ambiente mais imersivo.

zenbo-frente

O Zenbo também integra melhor os diversos componentes da casa, permitindo que você controle as lâmpadas, ajuste a temperatura do ar-condicionado e veja quem tocou a campainha, por exemplo. Ele também pode tirar fotos e funcionar como câmera de segurança enquanto você estiver fora de casa: o robô é controlado e monitorado remotamente por meio de um aplicativo.

É claro que o Zenbo parece mais um conceito que não deve se tornar um produto comercial tão cedo, mas a Asus promete lançá-lo no mercado, ainda sem data definida, com preço sugerido de US$ 599. A utilidade do Zenbo depende principalmente dos aplicativos que serão feitos para o robô, por isso, a empresa lançou um programa de desenvolvedores, que é aberto a todos os interessados.

Nós já falamos sobre os robôs domésticos e as tentativas das empresas em desenvolver produtos que, no futuro, poderão estar dentro de todos os lares. Assim como outros robôs domésticos, o Zenbo foca especialmente em auxiliar os humanos e, mais do que isso, desenvolver relações afetivas, como ficou claro no vídeo de divulgação da Asus, que mostra o Zenbo como sendo parte da família — uma possível chave para o sucesso, mas um dos fatores que mais fortalecem a resistência a essas máquinas.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados