Estas são as séries mais maratonadas na Netflix em 2016

Shows foram separados em "para devorar" e "para saborear.
As conhecidas The Walking Dead e House of Cards ficam nos extremos para o Brasil.

Jean Prado
Por
• Atualizado há 2 semanas

A Netflix anunciou nesta quarta-feira (8) quais são as séries do serviço que os usuários mais assistem de forma sucessiva. O ranking, batizado de “Índice de Maratonas”, mostra como a Netflix influencia na forma que os usuários consomem conteúdo televisivo online.

A empresa analisou mais de 100 séries em 190 países entre outubro de 2015 e maio de 2016. Apenas a primeira temporada completa foi contabilizada, e a média global para terminar apenas uma temporada foi de apenas cinco dias. Por dia, a média de horas assistidas no geral foi de 2h10min. Eis o índice global:

Web

Na imagem, é possível ver que séries de suspense, terror e ficção científica dominam os assinantes. Assuntos mais complexos, como dramas políticos, dramas históricos e séries de super-heróis, demoram mais para serem vistas. O resultado é semelhante no Brasil:

netflix-series-maratona-brasil

A diferença é que as séries mais devoradas pelos brasileiros mudam, como The Killing em vez de The FallThe Walking Dead em vez de Hemlock Grove. A original da Netflix que deu mais certo para manter os olhos dos usuários vidrados na tela do computador foi Sense8.

Em nota, a empresa também diz que Orphan Black se encaixa, junto com Sense8The 100, nas séries para devorar, mas ela não foi incluída na imagem por não estar disponível em todos os países. O mesmo acontece com as comédias com um toque dramático, como Orange is The New BlackGrace & Frankie, que “despertam a curiosidade e sempre se encontra um tempinho para ‘só mais um episódio’”, segundo a Netflix.

No ranking, as séries assistidas por mais de duas horas ao dia foram consideradas “para devorar”, porque, segundo a empresa, causam uma reação ou provocam maior resposta emocional. As que eram vistas por menos de duas horas eram consideradas séries “para saborear”, porque te fazem pensar e têm diferentes interpretações.

Particularmente, o resultado foi o contrário comigo. Assisti à nova temporada de House of Cards e à série Narcos de uma vez só. Claro, considerando apenas a primeira temporada, faz sentido que novos espectadores ainda se acostumem com o estilo de HoC e não consigam ver tudo de uma vez. Eu mesmo dormi por algumas horas durante as duas maratonas.

Jessica Jones - Netflix
Jessica Jones, série original da Netflix que nem apareceu no ranking.

Segundo a Netflix, as datas de lançamento, o tempo de disponibilização ou o número de episódios não foram fatores determinantes para uma série ser devorada ou saboreada. No final, o que mais influenciou foi, de fato, o conteúdo. A empresa ainda ressalta que a classificação no Índice de Maratonas não tem relação com a audiência.

Além de ver como cada classificação se relaciona com o espectador, é interessante analisar que a média de duas horas é bem alta para séries de TV, mas compatível com o tempo que gastamos na internet. A disponibilização desse conteúdo da TV para o online mostra que a tática de passar um episódio por semana não sacia totalmente o assinante. A Netflix é conhecida por soltar os episódios de suas séries originais de uma vez.

Mas e você? Qual série você consumiu mais rápido no serviço e qual você está postergando para terminar? Minha resposta: Jessica JonesDownton Abbey, respectivamente.

Receba mais sobre Netflix na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados