A autenticação em duas etapas do Google está bem mais prática
Recurso chamado "solicitação do Google" permite que você faça login na sua conta pelo smartphone

Recurso chamado "solicitação do Google" permite que você faça login na sua conta pelo smartphone
Normalmente, ativar a autenticação por duas etapas na sua conta significa abrir mão da comodidade. Não mais: uma atualização do aplicativo do Google agora permite que você use o próprio celular para verificar o login, precisando de apenas um toque para autenticar. Sem códigos chatos!
Para fazer a configuração, basta clicar aqui ou ir em Minha Conta > Login e segurança > Como fazer login no Google > Verificação em duas etapas. Logo abaixo, você verá Configurar uma segunda etapa alternativa, que abriga os códigos de backup e a chave de segurança. Basta clicar em Solicitação do Google, que é o nome da nova função, e selecionar o seu dispositivo.
Obviamente, para usar esse recurso, você precisa ter um smartphone conectado à conta do Google. Ele pode ser um Android (compatível em todos que têm a última versão do Google Play Services) ou um iPhone (5s ou superior). No caso do iOS, também é necessário ter o aplicativo de busca do Google instalado. Caso você tenha mais de um dispositivo, pode configurar em todos sem problema algum.
Apesar de estar sob o menu de segunda etapa alternativa, a solicitação do Google será o método de autenticação de duas etapas padrão (mas obviamente você não precisa descartar o seu método principal). É um recurso interessante porque muitas formas de autenticação são um pouco engessadas, como SMS (que depende da boa vontade da sua operadora) e Google Authenticator (que é bem limitado).
Leia também: Como usar autenticação em duas etapas de uma forma menos dolorosa
Existe uma alternativa melhor: o Authy, como já indicamos aqui, é uma boa opção para ter sincronização das chaves entre dispositivos, mas até agora não tinha como fugir do código de seis dígitos de uma forma tão fácil. A chave de segurança, que permite a autenticação por meio de um dispositivo USB, era um meio interessante. Mas fique avisado: você não pode usar a chave de segurança e a solicitação do Google ao mesmo tempo.
Quanto tempo até outras empresas implantarem algo parecido? Precisamos.