Pagamento pelo celular: Samsung Pay chega ao Brasil

Sistema de pagamentos móveis aceita cartões do Bradesco, Itaú, Nubank, BB, Caixa e outros bancos.
Ele funciona em praticamente todas as maquininhas de pagamento do Brasil.

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 5 meses
samsung-pay-cartao

A Samsung apresentou no Brasil nesta quinta-feira (14) o Samsung Pay, sistema que utiliza chips de NFC e geração de campo magnético (MST) para permitir pagamentos pelo smartphone em estabelecimentos físicos. Cartões de crédito e débito de instituições como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Santander estão entre os primeiros a suportarem o serviço no país.

Para fazer compras com o Samsung Pay, basta aproximar o smartphone ao terminal de pagamento, deslizar o dedo sobre a tela para escolher o cartão e confirmar a transação com a impressão digital ou senha de quatro dígitos no celular. É possível cadastrar até 10 cartões por aparelho.

Por utilizar duas tecnologias diferentes, o Samsung Pay leva vantagem em aceitação nos estabelecimentos quando comparado a alternativas como Android Pay e Apple Pay, que dependem apenas do NFC. Se a maquininha não suportar pagamentos por aproximação, o smartphone gera um campo magnético, semelhante à tarja dos cartões, para concluir o pagamento.

galaxy-samsung-pay-brasil

O Samsung Pay é compatível com Galaxy S7, Galaxy S7 Edge, Galaxy S6 Edge+, Galaxy Note 5, Galaxy A5 (2016) e Galaxy A7 (2016). Os topos de linha Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge, que inicialmente estavam de fora, também suportarão o Samsung Pay, mas apenas com pagamentos por NFC, já que as variantes brasileiras não possuem a tecnologia MST.

O novo sistema estará disponível a partir de terça-feira (19), no caso do Banco do Brasil, Brasil Pré-Pagos, Caixa Econômica Federal, Porto Seguro e Santander. Estes foram os cartões liberados durante o período de testes:

  • Banco do Brasil: Ourocard Visa Platinum Estilo, Ourocard Visa Infinite, Ourocard Visa Infinite Estilo
  • Brasil Pré-Pagos: Brasil Você Internacional
  • Caixa: Cartão de Débito Caixa MasterCard
  • Porto Seguro: Visa International, Visa Gold, Visa Platinum, Visa Infinite
  • Santander: Platinum MasterCard, Unlimited MasterCard Black, Platinum Visa, Platinum Style Visa, Platinum Visa Santander Unlimited Visa Infinite, Dufry Platinum Visa, Elite Visa Van Gogh, Platinum Visa, Elite Visa Select, Style Platinum Visa, Unlimited Visa Infinite, Unique Visa Infinite.
samsung-pay-bancos-brasil

De acordo com a Samsung, cartões de crédito e débito do Banrisul, Bradesco, Itaú e Nubank estarão disponíveis “em breve” no Samsung Pay.

Considerações pessoais

Se você for early adopter de pagamento por aproximação no Brasil, provavelmente vai enfrentar as dificuldades que eu tive.

Primeiro, talvez seja necessário convencer o vendedor de que você não vai hackear o terminal de pagamento da loja (sério, pode acontecer). A tecnologia ainda engatinha no Brasil e as pessoas não estão treinadas, portanto, é bem provável que o vendedor diga que não é possível pagar com o celular — no caso do Samsung Pay, isso é ainda menos verdade se você considerar que ele funciona até no leitor de tarja magnética.

Depois, tem que tirar o atendente do modo automático: normalmente, as pessoas inserem na maquininha o pedaço de plástico (que você não tem) e só então selecionam crédito/débito. No pagamento por NFC, o processo geralmente é o inverso: deve-se inserir o valor da compra e o modo de pagamento e, depois, quando uma mensagem parecida com “Insira, passe ou aproxime” surgir no terminal, aproximar o gadget.

Essas questões devem ser resolvidas com o tempo. A Samsung afirma que está fazendo treinamentos nas grandes redes de varejo, aproveitando também a força de trabalho das bandeiras de cartões, para informar os vendedores a respeito do funcionamento do Samsung Pay.

Receba mais sobre Samsung Pay na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados