Windows Store

Lançada na época do Windows 8, a Windows Store nunca foi lá muito popular, ao menos se considerarmos a quantidade de usuários que a plataforma tem. A principal razão é a escassez de apps ali. Mas esse cenário está prestes a mudar: a Microsoft finalmente começou a cumprir a promessa de levar aplicativos de desktop para a loja. Os primeiros chegarão à Windows Store nos próximos dias.

A novidade é fruto da iniciativa Desktop Bridge (Project Centennial). Com ela, desenvolvedores podem levar, com relativa facilidade, softwares tradicionais do Windows (Win32 e .Net, basicamente) para o ecossistema de aplicativos universais do Windows 10 (UWP, na sigla em inglês).

Para nós, usuários, a conversão traz várias vantagens. Além de a Windows Store facilitar o processo de instalação, o aplicativo convertido roda em uma espécie de contêiner. Desse modo, o sistema operacional fica protegido de arquivos que poluem pastas de sistema e de entradas inválidas no Registro do Windows, por exemplo. Será possível instalar e desinstalar softwares sem deixar rastros, portanto.

Desktop App Converter

Outro benefício é que os apps convertidos podem usar APIs até então só disponíveis para aplicativos modernos. Assim, fica mais fácil para o desenvolvedor fazer o software convertido exibir notificações ou integrá-lo a recursos atuais, como a assistente Cortana. Os padrões de interface dos aplicativos clássicos são preservados, portanto, o usuário não precisa ficar preocupado em “reaprender” a usar o software.

Como esperado, a Microsoft está disponibilizando na Windows Store o Desktop App Converter. Essa é a ferramenta que a companhia criou para viabilizar o trabalho de conversão pelos desenvolvedores e, obviamente, permitir que aplicativos clássicos sejam disponibilizados facilmente na Windows Store.

É claro que não dá para garantir que todos os softwares tradicionais serão convertidos, mas a expectativa da Microsoft é a de que a adesão à ideia seja massiva. Entre os aplicativos da primeira leva estão Evernote, PhotoScape, Magix Movie Edit Pro e Voya Media.

Vale frisar que esses e outros aplicativos chegarão à Windows Store nos próximos dias para usuários do Windows 10 com Anniversary Update. Para quem ainda não recebeu a atualização, a Microsoft pede paciência: o prazo para o pacote de aniversário ser distribuído via Windows Update vai até novembro.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados