Internet Archive quer mover backups para o Canadá para “fugir” de Trump

Diego Melo
Por
• Atualizado há 1 semana

A eleição de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos provocou reações variadas no país. Enquanto muitos comemoraram a vitória do magnata, outros demonstraram-se preocupados com o futuro, principalmente devido às diversas declarações consideradas polêmicas do presidente eleito durante sua campanha.

E mesmo antes do novo presidente tomar posse, algumas instituições já estão se antecipando a possíveis dificuldades oriundas da nova administração. É o caso da Internet Archive, que lançou nesta semana uma campanha de arrecadação de fundos para mover todo o seu backup, que está hospedado nos Estados Unidos, para o Canadá, por temer que seus dados possam sofrer algum tipo de censura do governo Trump.

internet-archive-wayback-machine

A Internet Archive é uma organização sem fins lucrativos baseada nos Estados Unidos que há 20 anos se dedica a arquivar praticamente toda a internet. Até agora, eles já catalogaram petabytes de páginas, e afirmam continuar arquivando cerca de 300 milhões de sites a cada semana. Seu enorme banco de dados permite rodar serviços como o Wayback Machine, no qual qualquer pessoa pode visitar uma cópia arquivada de um site de anos atrás, até mesmo daqueles que já deixaram de existir.

O fundador Brewster Kahle explicou a decisão em um post no blog oficial, onde também pediu doações aos usuários para realizar a transferência dos dados – que, segundo Kahle, custaria milhões:

“No dia 9 de novembro na América, acordamos para uma nova administração prometendo mudanças radicais. Foi um firme lembrete que instituições como a nossa, construídas para o longo prazo, precisam projetar mudanças. Para nós, isso significa manter nossos materiais culturais seguros, privados e perpetuamente acessíveis. Isso significa nos preparar para uma Web que possa enfrentar grandes restrições”, escreveu Kahle. Com os dados hospedados fora do território americano, eles não estariam sujeitos a possíveis leis de censura dos Estados Unidos.

Segundo o Motherboard, durante a campanha, Trump aparentou ser favorável a uma postura de linha dura sobre controle da rede, quando afirmou que a indústria de tecnologia “precisa fechar a internet” para evitar a propagação do extremismo. Caso ideias como esta sejam levadas adiante, elas poderiam causar problemas a sites e organizações como a Internet Archive, que se propõem a preservar qualquer conteúdo divulgado na internet, independente do seu teor político ou ideológico.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Relacionados