O Moto 360 não terá uma atualização tão cedo. Em entrevista ao The Verge, a Lenovo confirmou nesta quinta-feira (1º) que não vai lançar um novo smartwatch junto com a chegada do Android Wear 2.0, programada para o início de 2017.

O relógio inteligente da Lenovo já foi deixado de lado em 2016. A segunda geração do smartwatch foi apresentada em setembro de 2015, trazendo novidades estéticas e de hardware, mas mantendo a tela LCD do antecessor, inclusive com aquele corte na parte inferior. Para o Brasil, a Lenovo trouxe apenas a variante Moto 360 Sport, com GPS e design esportivo — e de forma tímida, sem muita divulgação.

O chefe global de desenvolvimento de produtos da Moto, Shakil Barkat, diz que os wearables não têm apelo suficiente para que a empresa desenvolva um novo modelo a cada ano. Isso não é uma desistência do mercado: ele deixa em aberto a possibilidade da Lenovo lançar outro smartwatch no futuro, dizendo que “haverá um ponto em que eles [os relógios] terão mais valor aos consumidores do que têm hoje”.

Fica mais fácil entender a baixa prioridade do Moto 360 dentro da Lenovo se você der uma olhada nos números de mercado: segundo a IDC, no terceiro trimestre de 2016, os chineses estavam em quatro lugar entre os fabricantes de smartwatches, com apenas 3,4% de participação — e queda de 73,3% (!) em relação ao mesmo período de 2015. As líderes mundiais de mercado são Apple (41,3%), Garmin (20,5%) e Samsung (14,4%).

O Android Wear 2.0 será lançado em 2017, depois de um adiamento por parte do Google (originalmente, ele estava previsto para chegar até o final deste ano). A nova versão adiciona o suporte a apps nativos, que se comunicam por Bluetooth, Wi-Fi ou 4G sem depender do smartphone; traz mostradores que podem exibir dados de vários apps simultaneamente; e automatiza o reconhecimento de atividades físicas pelo Google Fit. O Moto 360 de 1ª geração, lançado em 2014, não receberá a atualização.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados