Neste supermercado da Amazon, basta pegar o que você quiser e ir embora

Não tem caixa nenhum. Tudo é cobrado automaticamente na sua conta.

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 5 meses

Você certamente já ouviu falar em lojas sem operadores de caixa humanos — em vez de conversar com uma pessoa, você paga suas compras numa máquina. Pois bem: a Amazon deu um passo a frente ao revelar nesta segunda-feira (5) o Amazon Go, um supermercado sem nenhum caixa. Mas nenhum mesmo: basta entrar na loja, pegar o que você quiser e ir embora. Tudo é cobrado automaticamente.

Este vídeo deixa o funcionamento bem claro:

Para que a tecnologia funcione, a Amazon equipou seu supermercado com sensores e câmeras que utilizam técnicas de visão computacional e aprendizagem de máquina, como nos carros autônomos, para entender automaticamente quais produtos você pegou (ou devolveu) na prateleira da loja.

A novidade permite que você faça compras de maneira mais natural, bastando pegar os itens que desejar, colocá-los na sua própria sacola (ou até no bolso, se for algo pequeno) e sair do supermercado, sem esperar em nenhuma fila. Também é possível fazer algo semelhante em supermercados brasileiros, mas isso se chamaria “furto”, não “compra”, e haveria um segurança humano te impedindo de ir embora.

amazon-go

O valor da compra é cobrado na sua conta da Amazon, e os itens que você pegou são atualizados na tela do smartphone. Para entrar no supermercado, você precisa passar seu celular com o aplicativo do Amazon Go na entrada; para sair, não precisa fazer nada. Segundo a empresa, a loja oferece opções de alimentação para café da manhã, almoço, jantar e lanche, incluindo pães, leite, queijos e chocolates.

Por enquanto, o Amazon Go está em beta e pode ser acessado apenas por funcionários, mas a empresa vai abrir seu supermercado para o público em geral no início de 2017. A loja está localizada na cidade de Seattle, em Washington, nos Estados Unidos.

Quero.

Receba mais sobre Amazon.com na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados