Trello

O Trello se tornou uma ferramenta de produtividade tão relevante que muita gente se perguntava quando o serviço seria comprado. Bom, a resposta é “hoje”: nesta segunda-feira (9), a Atlassian anunciou a aquisição da Trello Inc. pela bagatela de US$ 425 milhões.

Talvez você nunca tenha ouvido falar da Atlassian, mas a companhia é responsável por serviços que, ao menos no meio corporativo, são bem conhecidos, como o Bitbucket (uma espécie de concorrente do GitHub), o HipChat (serviço que rivaliza com o Slack) e o Confluence (plataforma para trabalho colaborativo).

Basicamente, a Atlassian é focada em ferramentas que facilitam o trabalho de equipes, sejam elas pequenas ou grandes. Só faltava algo que complementasse os recursos relacionados ao cumprimento de tarefas. É por isso que a compra da Trello faz sentido: o serviço facilita tanto o gerenciamento de projetos e atividades que, hoje, possui quase 20 milhões de usuários registrados.

O serviço tem interface simples, funciona a partir do navegador (mas tem apps para Android e iOS) e oferece um modo de trabalho baseado em colunas de cartões que facilita a visualização de todas as tarefas, desde aquelas que ainda precisam ser executadas até as que já foram concluídas.

Trello

Aqui, no Tecnoblog, usamos o Trello para organizar pautas. Como o plano gratuito do serviço oferece vários recursos, tem gente que utiliza o Trello até para organizar afazeres domésticos ou planejar viagens, por exemplo (os planos pagos oferecem recursos como anexos com até 250 MB e personalização de elementos visuais).

Nesse ponto, surge uma preocupação: será que, na nova casa, o serviço perderá a sua essência? O risco sempre existe, mas o CEO da Trello Michael Pryor afirmou no anúncio oficial que, na verdade, a ferramenta se tornará mais interessante do que é hoje. Isso porque, com mais dinheiro, será possível aumentar os investimentos no desenvolvimento de recursos que melhoram a experiência de uso.

Como que para reforçar esse recado, o CEO da Atlassian Jay Simons disse ao VentureBeat que nenhum dos serviços comprados pela empresa nos últimos anos sofreu mudanças radicais. O executivo disse ainda que não haverá demissões — a Trello possui cerca de 100 funcionários.

A previsão é a de que o negócio seja concluído até o final deste trimestre. A Atlassian desembolsará US$ 360 milhões em dinheiro e pagará o restante em ações.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados