Stories do Instagram exibirão anúncios (vídeos do Facebook também)

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana
Instagram Stories

Eu tinha minhas dúvidas sobre o sucesso das stories no Instagram, mas a ideia realmente convenceu. Lançado há cinco meses, o recurso é utilizado diariamente por 150 milhões de usuários no mundo todo. Pois bem, chegou o momento de explorar esse sucesso: o Instagram Stories exibirá anúncios estáticos e em vídeo em breve.

Criado para fazer frente ao Snapchat, o recurso permite que o usuário publique fotos e vídeos de curta duração que ficam disponíveis por apenas 24 horas. Para visualizar as stories de outros usuários, tudo o que é necessário fazer é clicar nos círculos que aparecem no topo do aplicativo.

Com o novo sistema de anúncios, o usuário poderá encontrar entra as stories uma imagem de teor publicitário que dura cinco segundos ou, ainda, um vídeo de até 15 segundos. Ambos os tipos serão identificados como conteúdo patrocinado e poderão ser pulados. O vídeo abaixo dá alguns exemplos:

A intenção do Facebook — que controla o Instagram, como você deve saber — é oferecer aos anunciantes um formato de publicidade mais envolvente, digamos assim. Atualmente, há apenas a opção de anúncios inseridos no feed e que, portanto, podem ser descartados com uma simples rolagem de tela. A nova opção será exibida em tela cheia e exigirá uma ação do usuário para ser descartada.

Os anunciantes poderão mostrar anúncios de campanhas globais ou regionais — exibidas de acordo com a localização do usuário. Entre as primeiras empresas a explorarem o novo formato estarão Airbnb, Nike e Coca-Cola. A exibição começará nas próximas semanas.

Vídeos do Facebook também terão anúncios

É o que afirma o Recode. Pessoas envolvidas com o Facebook disseram ao veículo que a companhia está se preparando para exibir anúncios nos vídeos publicados na rede social, mas com um “agrado”: 55% da receita obtida com o anúncio irá para o produtor do conteúdo (tal como no YouTube).

Haverá algumas condições, é lógico. Uma delas é a de que o vídeo a receber o anúncio seja visualizado por pelo menos 20 segundos. Além disso, será necessário que o vídeo todo tenha, no mínimo, 90 segundos de duração.

Mark Zuckerberg felizão

Aparentemente, essa é uma forma de o Facebook dizer que topará dividir a receita com publicidade, mas que exigirá conteúdo com um mínimo de qualidade em troca. Nesse sentido, é de se esperar também que a companhia exija que o conteúdo seja original.

Se esse modelo de negócio funcionar, é possível que o Facebook consiga atrair um número considerável de youtubers para a sua plataforma. Isso ajudará a empresa a fazer frente ao YouTube, trabalho que, de certa forma, já vem sendo feito: mesmo sem anúncios e divisão de receita, o Facebook exibiu em 2016 uma média de 100 milhões de horas de vídeos por dia.

Mas, ao contrário do Instagram Stories, ainda não há informação sobre o início da exibição de anúncios nos vídeos do Facebook.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados