Lumia 1020

Cientistas da UCLA, em parceria com pesquisadores da Suécia, construíram um microscópio que usa a câmera do Lumia 1020 para detectar produtos fluorescentes de reações de sequenciamento de DNA em tecidos e células. O artigo foi divulgado pela Nature na terça-feira (17).

Teoricamente, o funcionamento é simples: basta conectar o microscópio ao smartphone e fazer sequenciamento de DNA ou análise molecular em tecidos como tumores.

Isso seria útil em lugares onde há falta de laboratórios mais bem equipados. A portabilidade do novo microscópio faz toda diferença. Em muitos lugares, o equipamento poderia ser o primeiro passo para diagnosticar um câncer, por exemplo, e tratá-lo.

Além do smartphone, os pesquisadores usaram aprendizagem de máquina para processar imagens de tumores e diagnosticar câncer, o que deve facilitar o trabalho do profissional que faz análises.

“Com as capacidades de imagem e detecção em expansão, com o poder computacional e a conectividade, os smartphones ajudam a traduzir medições biomédicas de ambientes laboratoriais para ambientes de campo”, disse os pesquisadores.

Mas nem tudo é perfeito. Segundo os pesquisadores, ainda há melhorias a serem feitas. No atual estágio, é preciso que um especialista bem treinado opere o equipamento. Além disso, a precisão e profundidade do sequenciamento também podem deixar a desejar.

Também é válido frisar que, apesar de o Lumia 1020 ter sido usado, o equipamento pode trabalhar com outros celulares. Obviamente, a qualidade da imagem e, portanto, dos resultados, poderá variar de acordo com o modelo usado.

Mas chama atenção o fato de os pesquisadores terem usado um smartphone que tem quase quatro anos — cinco se considerarmos apenas a câmera, já que ela também esteve presente no Nokia 808.

Não é a primeira vez: em outra ocasião, conseguiram transformar o Lumia 1020 em uma espécie de máquina de raio X (ou algo que lembra esse tipo de equipamento).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Vitor Mikaelson

Vitor Mikaelson

Ex-redator

Vitor Mikaelson foi redator no Tecnoblog entre 2016 e 2017 cobrindo assuntos relacionados a Windows, redes sociais e celulares. Mudou de área para trabalhar com engenharia de software.

Relacionados