Tinker Board

O Raspberry Pi é usado no aprendizado de programação, em projetos do tipo “faça você mesmo”, na criação de sistemas simples de automação e por aí vai. Não é por acaso que esse tipo de computador continua ganhando adeptos e atraindo o interesse de cada vez mais empresas. A mais recente é a Asus: a companhia anunciou o Tinker Board para concorrer com o Raspberry Pi. Ou quase isso.

A novidade vem com processador quad-core Rockchip RK3288 de 1,8 GHz (núcleos Cortex-A17, 32 bits), GPU Mali-T764, 2 GB de RAM DDR3L, quatro portas USB 2.0, micro-USB para alimentação elétrica, HDMI, suporte a microSD, Ethernet Gigabit, Wi-Fi 802.11n (com antena acoplável), Bluetooth 4.0, conexão de áudio de 3,5 mm e interface GPIO 3.0 de 40 pinos.

No que diz respeito ao sistema operacional, o Tinker Board é compatível com o Debian Linux, mas a versão que foi preparada para o Kodi, uma plataforma de código aberto própria para aplicações multimídia. A Asus já trabalha para deixar o dispositivo compatível com distribuições como Ubuntu.

Tinker Board

Pela configuração, a gente percebe que o Tinker Board tem um apelo menos educacional e mais maker, sendo uma opção interessante para quem pretende montar um media center, por exemplo. O suporte à resolução 4K e o bom desempenho da GPU em testes de benchmark (3.925 pontos no Geekbench) reforçam esse aspecto.

Fazendo uma comparação, o Raspberry Pi 3 Model B — a versão mais recente — tem quatro núcleos Cortex-A53 de 1,2 GHz (64 bits), GPU VideoCore IV com suporte à resolução 1080p, 1 GB de RAM LPDDR2 e interface GPIO 2.0.

Como dá para perceber, o Tinker Board leva vantagem em alguns aspectos. Mas não há milagres aqui. O reflexo das especificações um pouco mais generosas é sentido no bolso: a Asus ainda não tem informações oficiais sobre preços, mas o dispositivo já pode ser encontrado em pré-venda por um valor equivalente a US$ 60 mais despesas de envio.

Vale relembrar, o Raspberry Pi 3 tem preço sugerido de US$ 35.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados