Firefox Focus

A Mozilla disponibilizou, nesta quinta-feira (26), o Firefox Focus em português do Brasil e em outros 26 idiomas. O navegador foi lançado oficialmente em novembro do ano passado, mas, na ocasião, somente em inglês. E o que ele tem de diferente em relação ao Firefox “normal”? Foco em privacidade, mais do que estamos habituados.

Disponível apenas para iOS e tendo sido lançado originalmente em 2015 como um bloqueador de conteúdo para a plataforma, o navegador tem como público-alvo os usuários que ficam incomodados (ou preocupados) ao se depararem com um monte de anúncios de um produto depois de uma visita a uma loja online, por exemplo.

Para evitar esse e outros tipos de problemas, o navegador bloqueia rastreadores (trackers) usados por serviços de publicidade e redes sociais, assim como pode barrar pop-ups e atuar como bloqueador de anúncios.

Firefox Focus

Além disso, o Firefox Focus não armazena dados críticos, como senha ou número de cartão de crédito, e exibe um botão na barra de endereços para que o usuário possa apagar rapidamente seu rastro de navegação — cookies, histórico e por aí vai.

Um recurso que chama atenção é a integração com o Safari. Determinadas páginas podem impedir a exibição do conteúdo se o tracker existente ali for bloqueado, por exemplo. Se isso acontecer, é possível abrir a página no navegador da Apple e fazer o Firefox Focus atuar como um bloqueador de rastreadores ali.

A Mozilla também se preocupou com leveza e facilidade de uso. O Firefox Focus tem interface bastante limpa e os seus recursos podem ser localizados rapidamente.

Em contrapartida, o navegador não oferece algumas comodidades. Não dá para sincronizar favoritos ou abrir múltiplas abas, por exemplo.

O Firefox Focus pode ser baixado na App Store. É digrátis.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados