A Microsoft parece cada vez mais determinada a basear o seu futuro no ecossistema do Windows 10. Indícios que surgiram nos últimos dias apontam que, além do pacote de atualizações Creators Update, a companhia está trabalhando em uma versão da plataforma que poderá fazer frente ao Chrome OS: o Windows 10 Cloud.

Os primeiros sinais da existência dessa versão surgiram na build 15019 do Windows 10. Pouco se sabe sobre esse novo sistema. Porém, segundo fontes ouvidas por Mary Jo Foley, jornalista da ZDNet que tem um longo histórico de informações confiáveis sobre a Microsoft, o Windows 10 Cloud é uma versão simplificada do sistema operacional. A novidade será capaz apenas de rodar os aplicativos universais pré-instalados ou disponíveis na Windows Store.

Por ser uma versão mais simples, o Windows 10 Cloud poderá ser oferecido a fabricantes de computadores com preços bem baixos. Dessa forma, a Microsoft conseguiria ampliar a participação do ecossistema do Windows 10 no segmento de equipamentos de baixo custo.

Esse nicho já foi explorado antes com o Windows 8.1 with Bing e o Windows RT, por exemplo, mas a Microsoft não obteve sucesso nessas incursões. Agora, é bastante provável que a companhia esteja tentando fazer frente aos Chromebooks, que podem até não vender muito aqui no Brasil, mas são relativamente populares nos Estados Unidos.

O nome “Cloud” faz a gente suspeitar que essa versão será permanentemente dependente de acesso à internet ou alguma coisa assim, mas não. De acordo com as apurações de Foley, o Windows 10 Cloud até poderá ter alguma ligação importante com as nuvens — para integração com a Cortana, por exemplo —, mas nada muito diferente do que já é feito no Windows 10 “normal”.

Se é assim, por que “Cloud” aí? A gente vai ter que esperar para saber. Não está claro quando a Microsoft irá lançar essa versão, mas as referências ao sistema no Creators Update sugerem que não demorará muito. Talvez até abril já tenhamos os detalhes.

Sim, a Microsoft foi contatada, mas disse não ter nada para comentar a respeito.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados