A Microsoft atualizou os dados para desenvolvedores que divulgam a utilização de cada versão do Windows e, segundo a empresa, o Windows 10 já ultrapassou o Windows 7 mundialmente.

Em novembro de 2016, o Windows 10 estava com 46% de participação, contra 39% do Windows 7, 13% do Windows 8.1 e apenas 2% do Windows 8, que já perdeu o suporte. A virada aconteceu em agosto, quando o Windows 10 chegou a 43% e o Windows 7 tinha 42%. Vale lembrar que os números não consideram outros sistemas, como macOS ou distribuições Linux, ou até mesmo Windows XP e Vista.

Também há algumas informações relevantes que são divulgadas pela Microsoft. Atualmente, 22% dos usuários têm 8 GB de RAM e 24% possuem resolução Full HD — há dois anos, em fevereiro de 2015, esses números eram de 8% e 21%, respectivamente. No mesmo período, capacidades de 250 GB de armazenamento aumentaram 6%, enquanto as de 500 GB e 1 TB caíram 10%.

Pode parecer estranho, mas o tamanho do armazenamento interno passou a ser menos importante nos últimos anos. Os usuários começaram a priorizar a velocidade em detrimento da quantidade — ou seja, trocaram o HD pelo SSD. Apesar do barateamento, os SSDs de alta capacidade ainda são bem caros, o que torna a compra inviável para muita gente. Junte isso ao crescimento de serviços de nuvem, como Dropbox e OneDrive.

Contraditório

Segundo outras empresas de estatísticas de mercado, o Windows 10 ainda não ultrapassou o Windows 7. A StatCounter, serviço que faz análise de tráfego em sites, afirma que o Windows 7 tem 40%, contra 27% do Windows 10, restando 11% do macOS e cerca de 11% para o Windows 8/8.1 e o Windows XP quase morrendo com 5%.

Já a NetMarketShare afirma que o Windows 7 tem 47% contra 25% do Windows 10, resultado ainda mais discrepante. A própria Microsoft já utilizou dados da NetMarketShare para divulgar o uso do Internet Explorer várias vezes, o que torna a fonte crível.

As formas de cálculos são diferentes: enquanto a NetMarketShare e StatCounter fazem a medição considerando o acesso aos sites monitorados, a Microsoft diz que mede pela base instalada.

O Windows 10 deve continuar crescendo, já que a Microsoft anunciou o Windows 10 Creators Update e espera ganhar mais usuários com novidades como pagamento fácil através do Microsoft Edge, sistema holográfico em dispositivos VR e muito mais. A atualização está prevista para ser lançada em abril.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Vitor Mikaelson

Vitor Mikaelson

Ex-redator

Vitor Mikaelson foi redator no Tecnoblog entre 2016 e 2017 cobrindo assuntos relacionados a Windows, redes sociais e celulares. Mudou de área para trabalhar com engenharia de software.

Relacionados