O Google Now Launcher é tido por muitos usuários como uma alternativa simples aos launchers padrão das fabricantes de Android. Ele também é utilizado nos antigos Nexus e por fabricantes como a Lenovo, na linha Moto. Mas esses usuários (e empresas) terão que procurar outra opção: o Google informou que o aplicativo será descontinuado nas próximas semanas.

A informação é do Android Police, que obteve acesso a um comunicado do Google enviado aos parceiros do Google Mobile Services (GMS), o pacote com aplicativos como Chrome, YouTube e Play Store que vem pré-instalado em praticamente todos os smartphones Android. Na mensagem, o Google diz que o Google Now Launcher será removido da Play Store no primeiro trimestre de 2017, também conhecido como agora.

Segundo o Google, “apesar dos usuários não poderem mais baixar e instalar o launcher por meio da Google Play Store, o Google vai continuar dando suporte aos usuários atuais do Google Now Launcher por meio de atualizações do app do Google Search”. Em outras palavras, o launcher não vai parar de funcionar imediatamente, mas não deve receber novos recursos e não poderá ser instalado tão facilmente — talvez você tenha que recorrer a APKs se fizer mesmo questão dele.

No dia 1º de março de 2017, o Google Now Launcher será removido do pacote opcional do Google Mobile Services. Isso significa que as fabricantes não poderão mais incluir o launcher de fábrica em aparelhos lançados a partir dessa data. Para os smartphones e tablets que já chegaram ao mercado com o Google Now Launcher, nada muda.

O Google mantém outro launcher na Play Store, o Pixel Launcher, mas ele é exclusivo para os smartphones Pixel (embora seja possível instalá-lo manualmente em outros aparelhos). Para os usuários, é melhor procurar outra opção que continue sendo desenvolvida ativamente; para as fabricantes, será necessário criar um launcher próprio.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados