Início / Notícias / Aplicativos e Software /

WhatsApp lança recurso de verificação em duas etapas

Por

O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (9) um recurso de verificação em duas etapas. A novidade acrescenta uma camada extra de segurança ao assistente de configuração do aplicativo de mensagens. Com a função ativada, sempre que você precisar verificar seu número de celular no WhatsApp, por qualquer motivo, terá que digitar uma senha de 6 dígitos criada por você.

Normalmente, o WhatsApp solicita que você verifique seu número de celular apenas quando está configurando o aplicativo em um novo smartphone — ele te manda um SMS com um código aleatório, que é utilizado para confirmar se você realmente é o dono do número de celular informado e impedir que outra pessoa tenha acesso às suas mensagens.

O problema é que o método de verificação de número de celular por SMS não é muito seguro, já que o protocolo utilizado pelas operadoras tem vulnerabilidades conhecidas e adota uma criptografia fraca. Em tese, uma pessoa mal intencionada poderia interceptar ou desviar a mensagem de texto automática do WhatsApp e fazer login no aplicativo com o seu número.

Para habilitar a verificação em duas etapas, abra o aplicativo, acesse as configurações e toque em Conta. Entre no item Verificação em duas etapas e depois vá em Ativar. Você precisará digitar um código de acesso de 6 dígitos e poderá (ou não) adicionar seu endereço de e-mail — ele será utilizado para que o WhatsApp envie um link para desativar a verificação em duas etapas caso você tenha se esquecido da senha.

Há duas regrinhas que podem solucionar alguns problemas:

  • Se você ficar 7 dias sem verificar seu número de celular, a verificação em duas etapas será desativada e as mensagens pendentes serão deletadas (única saída para quem é esquecido e não cadastrou o endereço de e-mail por pura birra);
  • Se você ficar 30 dias sem verificar seu número de celular e sem ter utilizado o código de acesso, sua conta do WhatsApp será deletada (importante para números que ficam inativos e depois são reaproveitados pelas operadoras com outros clientes).

Todas as informações sobre a verificação em duas etapas estão no site do WhatsApp.