Drones autônomos com passageiros vão começar a voar em Dubai neste ano

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
EHang 184

Quando ouvimos falar pela primeira vez do EHang 184, drone autônomo capaz de carregar um passageiro, pensávamos que ele demoraria um bom tempo para se tornar viável comercialmente. Mas em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, as coisas andaram bem: a partir de julho, o veículo já vai começar a sobrevoar a cidade em operações regulares de transporte.

O EHang 184 parece um pequeno helicóptero, mas não tem cauda e possui quatro pares de hélices, o que permite ao drone pousar ou decolar na vertical sem dificuldades. Ele foi desenvolvido para percorrer distâncias curtas — o modelo que voará em Dubai tem bateria de 30 minutos e autonomia de 50 km. A velocidade máxima é de 160 km/h, mas a operação será feita, em média, a 100 km/h.

Para andar no drone, basta entrar na aeronave e informar o destino no painel da cabine. O EHang 184 pode decolar, voar e pousar sozinho, sem a ajuda de humanos, mas os drones se comunicarão com uma sala de controle por 4G para evitar que algo dê errado. O próprio veículo tem sensores para desviar de obstáculos no meio do caminho, como prédios, árvores, postes ou mesmo outros drones.

Ainda não há detalhes de como a operação vai funcionar, nem o preço das corridas, mas o EHang 184 já percorre os céus de Dubai em caráter de testes. A cidade vem investindo bastante em tecnologia para resolver o problema do congestionamento nas ruas: o metrô de Dubai, inaugurado em 2009, entrou para o Guinness como o metrô sem condutor mais extenso do mundo, com 75 km de linhas (mesma extensão do metrô de São Paulo, que estreou em 1974).

Com informações: Popular Mechanics.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados