A nova cópia do Snapchat está no WhatsApp

É o quarto aplicativo do Facebook a aderir às "histórias" que somem depois de um tempo

Jean Prado
Por
• Atualizado há 6 dias

Depois de testes internos, do Instagram, do Messenger e do próprio aplicativo do Facebook, o WhatsApp vai receber uma “nova ferramenta para compartilhar fotos, vídeos e GIFs com os seus amigos e familiares”, que na verdade a gente chama de “outra forma de copiar histórias do Snapchat”. Sim, é o quarto aplicativo do Facebook a implantar esse modelo.

Faz sentido que esse sistema de compartilhar imagens e vídeos funcione de maneira semelhante nos diversos aplicativos sociais, mas o Facebook está apontando mais uma arma para o Snapchat, que deve abrir seu capital na bolsa de valores em breve. O Instagram é um caso preocupante, já que 150 dos 600 milhões de usuários ativos do app usam as histórias (e muitas celebridades preferem o Instagram em detrimento do Snapchat).

No anúncio do novo recurso, o WhatsApp explica que a função de status é a mesma desde o lançamento do aplicativo, em que os usuários podem adicionar um pequeno texto ou frase reflexiva (saudades, MSN). Agora, com a reformulação, você pode postar fotos, vídeos ou GIFs e personalizá-los com textos, emojis ou desenhos para ficarem como status por até 24 horas, como no modelo de histórias que conhecemos. Assim como em outros apps, seus amigos poderão comentar no seu status.

A atualização chega para os aplicativos do WhatsApp no dia 28 de fevereiro, como “presente” aos usuários pelos oito anos do aplicativo. Depois, veremos como esse modelo ecoa por entre o bilhão de usuários do WhatsApp e qual será o impacto que o Snapchat vai sofrer.

Mas esse Facebook guarda rancor mesmo, hein?

Atualização em 22 de fevereiro às 17h54: o WhatsApp informou que o novo recurso estará disponível para todos os usuários brasileiros até o final do dia.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados