É bem verdade que a Índia é um país gigante, com mais de 1,2 bilhão de habitantes, mas isto não deixa de ser impressionante: a operadora de celular Jio, que iniciou suas vendas há apenas seis meses, em setembro de 2016, já alcançou a marca de 100 milhões de clientes. Foram 7 usuários novos por segundo, por dia, durante 170 dias.

Para se ter uma ideia, a maior operadora de celular do Brasil, a Vivo, tem 73,8 milhões de linhas. 100 milhões é o equivalente a todas as linhas da Claro e Oi somadas. O número posiciona a Jio como a quarta maior operadora móvel do mercado indiano, atrás da Airtel (264 milhões de assinantes), Vodafone India (200 milhões) e Idea Cellular (192 milhões).

Por que a Jio cresceu tão rápido? Segundo a imprensa local, um dos motivos é o preço baixo. Os planos são bem simplificados: todos incluem ligações ilimitadas, não cobram tarifas de roaming e são bastante acessíveis. Um pré-pago de 499 rúpias (equivalente a R$ 23) oferece 4 GB de internet durante 28 dias. Por 999 rúpias (R$ 46), a franquia sobe para 10 GB. Detalhe bacana: o tráfego é ilimitado à noite.

Mas o crescimento inicial foi impulsionado especialmente pelas ofertas agressivas. Para atrair novos clientes, todos os serviços foram liberados gratuitamente até o final de 2016, quando a Jio alcançou 72,4 milhões de usuários. A oferta de ano novo, que vale até 31 de março, atraiu 27,6 milhões de pessoas em janeiro e começo de fevereiro, com 1 GB de internet por dia. A partir de 1º de abril entram em vigor os planos regulares da operadora, que ainda são bem mais baratos que os da concorrência.

Sendo uma operadora nova, a Jio decidiu construir uma rede 4G pura, sem antenas 2G ou 3G. O único inconveniente é que ainda são poucos os smartphones que suportam VoLTE, especialmente no mercado indiano — por isso, quem não tem um aparelho compatível precisa instalar um aplicativo da operadora para receber e fazer ligações.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados