Um malware que apaga todos os dados do computador voltou a circular. O StoneDrill, como foi nomeado pela Kaspersky, tem código similar ao utilizado no Shamoon, uma praga que apareceu em 2012 e deletou informações de 35 mil computadores da Saudi Aramco, companhia petrolífera estatal da Arábia Saudita e a maior do mundo no ramo.

Segundo a Kaspersky, o StoneDrill é equipado com módulos para fins de espionagem e também pode funcionar como ransomware, criptografando arquivos com senha e depois pedindo resgate para as vítimas. Ele é compilado em 32 e 64 bits e pode ser controlado remotamente pelos hackers — mas é menos dependente de servidores externos que o Shamoon para fazer o estrago.

E como as empresas são atacadas pelo StoneDrill? Como mostra o Ars Technica, o malware é esperto o suficiente para se esconder dos antivírus e outros mecanismos de segurança: em vez de utilizar o HD para se instalar na máquina, como uma praga comum faria, ele se infiltra na região da RAM associada ao navegador do usuário, e ali injeta um módulo que limpa todos os dados.

Por enquanto, você não precisa se preocupar tanto com o StoneDrill porque o alvo parece ser uma grande empresa da Europa, ligada ao setor petroquímico. Mas o Shamoon afetou uma grande corporação da Arábia Saudita, e outro malware já fez uma bela limpeza em computadores de bancos da Coreia do Sul. Será que uma variante brasileira vai aparecer em breve?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados