Os primeiros chips Ryzen chegaram no início do mês fazendo bastante barulho, mas não é só com eles que a AMD espera fazer frente à Intel: a companhia está preparando a linha AMD Naples (nome provisório) para disputar espaço em servidores. Estamos falando de processadores com até 32 núcleos.

É claro que os números altos não terminam aí. Além dos 32 núcleos, a linha AMD Naples terá 64 threads, suporte a 2 TB de RAM, oito canais de memória e 128 camadas de PCIe 3.0 por chip. Será possível usar os processadores em um esquema de soquete duplo, o que significa que o servidor poderá contar com o dobro desses recursos. Assim como a família Ryzen, os chips Naples terão como base a arquitetura Zen.

A AMD ainda não revelou resultados detalhados de testes, mas já fala que os chips Naples terão mais desempenho que os equivalentes da Intel. Até o momento, a empresa fez apenas uma comparação com o Xeon E5-2699A V4, também com soquete duplo: o chip da Intel precisou de 35 segundos para executar determinada carga de trabalho; o Naples, de 14 segundos.

Os primeiros processadores Naples deverão chegar ao mercado no segundo trimestre. Com a proximidade dos lançamentos é que conheceremos modelos, preços, nomes oficiais e, certamente, outros testes comparativos.

Naples versus Xeon
Naples versus Xeon

Como a intenção da AMD é disputar espaço com toda a linha Xeon, também podemos esperar por processadores com menos núcleos e, consequentemente, preços mais acessíveis. A própria companhia ressalta que não são todas as aplicações que se beneficiam de tanto poder de processamento.

Mas a AMD não terá um caminho fácil. A companhia passou os últimos anos com relevância quase nula no segmento de servidores. Em contrapartida, a Intel conquistou pelo menos 90% desse mercado. A confiabilidade obtida pela rival por conta disso pode ser um grande entrave para a linha Naples, mesmo que os processadores Xeon se mostrem mais caros e com menos desempenho.

Com informações: ExtremeTech, PCWorld

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados